Meio AmbienteNotícias da Cidade

Emissário submarino do Comperj vai passar por Itaipuaçu

praia 31deza
Praia do Recanto, Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá e a Petrobras firmaram parceria para a instalação do emissário submarino de esgoto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A medida vai tornar o mar de Itaipuaçu o local dos dejetos químicos da indústria petroquimica.

De acordo com a secretária de Projetos Especiais do município, Luciana Andrade, os efluentes industriais vão chegar ao mar depois de passarem pelo chamado tratamento terciário, onde a água antes utilizada no processo de produção é purificada com o triplo de filtragem de dejetos.

Os dutos terão extensão total de 41 quilômetros vindos do distrito de Sambaetiba, em Itaboraí (onde o complexo está sendo instalado), vão cortar cerca de 16 quilômetros do município entre Cassorotiba e Itaipuaçu, avançando dois quilômetros dentro do mar.

“O impacto na área de despejo será mínimo, pois a própria salinidade da água vai cuidar de neutralizar qualquer possível efeito dos resíduos químicos, que já será quase nenhum”, garante a secretária.

Outro ponto importante apontado por Luciana foi o fato que não haver desapropriações de imóveis para a construção do emissário. Segundo ela, o prefeito Washington Quaquá solicitou alterações no trajeto para, entre outros itens, evitar transtornos à população que vive nos bairros por onde os dutos vão passar.
[Fonte: LeiSecaMaricá]

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Já que não afeta o mar de Itaipuaçu, porque não jogam na Bahia de Guanabara, que já está acostumado a receber dejetos, e que também é alternativa do projeto? Foi dito ao vivo na BandNews FM, pelo oceanógrafo, que haverá impactos, inclusives a animais vertebrados e invertebrados, apesar do tratamento. Quais serão os benefícios que serão trazidos a Itaipuaçu, por estar recebendo tais dejetos? O trajeto poderia ser a própria estrada de Itaipuaçu, pois não precisaria quebrar nada!

Botão Voltar ao topo