Notícias

Maricá realiza palestra sobre qualificação de pescadores


DSC04420

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Maricá realizou nesta segunda-feira (18/10) um seminário sobre políticas públicas de qualificação e escolaridade para trabalhadores do setor pesqueiro. Para ministrar a palestra, que ocorreu no auditório da Casa de Cultura, no Centro, foi convidado o coordenador de Pesca, Portos e Navegação do Ministério da Educação, professor Edmar Almeida de Moraes, que falou sobre projetos já implementados com sucesso nas regiões Norte e Nordeste do país.

De acordo com o palestrante, um grande número de pessoas com baixa ou nenhuma escolaridade e pouco conhecimento técnico se concentra na área da pesca, que merece uma atenção especial.

“Já vi crianças na faixa dos dez anos de idade abandonarem a escola para acompanhar os pais na pesca e, em geral, eles não voltam mais. Quando crescem, a maioria está sem estudo e muitos deles até analfabetos, que são um número gritante nesse setor. Há casos em regiões remotas onde há secretários municipais e até prefeitos que mal sabem assinar o próprio nome”, relatou Edmar, que continua na cidade para conhecer seus principais locais de pesca.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca de Maricá, Cláudio Jorge Soares, o seminário foi o primeiro passo para a implantação de uma política semelhante no município.

“Ainda estamos elaborando uma estrutura de modo a garantir a eficiência de um programa dessa natureza, mas queremos oferecer essa qualificação aos nossos pescadores”, afirmou ele.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo