NotíciasNotícias da CidadePolítica

Povo engasga grito de Fora Quaquá, Câmara arquiva processo contra o prefeito

200542175
Foto: João Henrique

Na tarde de hoje (29/11), ocorreu a votação da aceitação do processo contra o atual prefeito de Maricá, Washington Cardoso Siqueira (Quaquá – PT). O povo engasga o grito de “Fora Quaquá” e fica indignado com o atual cenário político na cidade. O vereador Helter Ferreira (PT) não compareceu à sessão, então, com 10 vereadores presentes, seriam necessários 7 votos para que o pedido de abertura de CPI fosse aceito. Dentre esses 10, 3 foram contra, sendo eles:

  • Adailton Pereira da Costa Filho (Bubute), PT (voto não favorável);
  • Fabiano Taques Horta, PT (voto não favorável);
  • Helter Viana Ferreira de Almeida, PT (não compareceu);
  • Jorge Luiz Cordeiro da Costa (Castor), PMDB (voto não favorável);
  • Rony Pereira de Azevedo, PT (absteve-se).

Os demais vereadores foram favoráveis à abertura da CPI (Investigação) contra o prefeito Quaquá.

Existem outros processos em tramitação na câmara, um deles é referente a César Augusto (Presidente do COMCID), por o prefeito ter liberado os funcionários para ocuparem a plenária e impedir a entrada do povo, configurando um crime de responsabilidade de acordo com a Lei Orgânica do Município de Maricá.

Representantes de diversos movimentos pela cidade afirmam que a luta não vai parar, que irão lutar pela transparência e ética no Executivo e Legislativo. Vamos fiscalizar as contas do governo, as obras e denunciar ao Ministério Público, pois esse é o nosso dever como cidadãos, especialmente em uma cidade que está se deteriorando…

As acusações durante a sessão mostraram que o legislativo está dividido. Rony foi chamado diversas vezes de “Traidor do Povo” durante a votação do processo.

Após a votação na sessão, o prefeito emitiu uma declaração: “A bancada do Partido dos Trabalhadores e o líder do nosso governo na Câmara Municipal, vereador Jorge Castor, arquivaram nesta segunda-feira não uma investigação de suposta improbidade, mas sim uma tentativa de golpe contra o governo legítimo de Maricá. Nós agora iremos investigar todo o processo e seguir com a sindicância contra o ex-subsecretário para apurar as irregularidades cometidas, que levaram à sua exoneração. Hoje, derrotamos o presidente do legislativo, o ex-prefeito e o atual vice-prefeito. Vou concentrar minhas forças em um governo de transformação, pois cabe a mim agora governar e cumprir minhas promessas de campanha ao povo que me elegeu democraticamente para governar não por dois, mas por quatro anos.” – Washington Quaquá

Ressaltamos que o Maricá Info está ao lado do povo, dos fatos e da verdade. Noticiaremos as obras do governo, mas também a crise política que a cidade enfrenta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo