Notícias de Maricá

A importância das políticas públicas para a Juventude maricaense

299778 181301351949401 100002086129398 392077 1964021769 a
Na última década, as juventudes reconquistaram uma espetacular posição na agenda social e política do Brasil. Entidades juvenis locais e nacionais, organizações não governamentais, governos municipais, estaduais, federal, parlamentares, Igrejas, voltaram a pautar atenção e iniciativas destinadas às juventudes. Toda essa reconquista da Juventude Brasileira é devido às organizações juvenis, tanto no movimento social quanto no movimento político partidário.

As políticas públicas são práticas coletivas, representam ações ou mediações político-institucionais, definidas principalmente pela existência de recursos públicos e pelos mecanismos de intervenção do Estado na sociedade.  Os anseios da Juventude de Maricá não vêm sendo uma prioridade diante desses conjuntos de ações governamentais! Em Maricá e na maioria dos Municípios Brasileiros, existe uma ausência de políticas públicas que promovam sua inclusão social a partir de ações integradas e de sua participação cidadã, que assegurem a melhoria de sua escolaridade, o acesso à profissionalização de qualidade, a garantia de uma renda familiar e oportunidade para o primeiro emprego. As políticas públicas de educação, trabalho, ensino profissional, cultura, esporte, saúde, segurança e assistência social, estão totalmente interligadas a juventude.
   A Juventude de Maricá vem sofrendo muito com a falta de oportunidade, principalmente com a qualificação profissional. O Município conta hoje com setores institucionais que deveriam implementar ações estratégicas para a juventude, como por exemplo, a Subsecretaria Municipal de Infância e Juventude, vinculada a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que através da sua estrutura política e institucional, poderia planejar e executar ações que melhorassem a qualidade de vida do jovem, a realização de uma Conferência Municipal de Juventude, para a criação de um plano estratégico, visando implementar as PPJS, mais pelo visto, não há comprometimento com a juventude de Maricá!  

   Após a denúncia que fizemos através do Movimento Estudantil, onde a FAETEC (Fundação de Apoio a Escola Técnica) que seria construída em nosso Município, foi levada para Saquarema por uma possível “Manobra Política”, nenhuma providência foi tomada para que pudéssemos implantar a unidade no Município. Diversas autoridades do Estado se propuseram a reivindicar juntamente ao movimento estudantil de Maricá a unidade, e estamos lutando para trazer a FAETEC ou um pólo do CVT (Centro Vocacional Tecnológico).
  São demandas emergenciais para a juventude maricaense, que deveriam ser pautas nas agendas governamentais. A nossa região vem se preparando para receber um grande empreendimento petroquímico que afetará positivamente e negativamente Maricá se não começarmos a nos preparar para os impactos.
   Não podemos permitir que Maricá se torne uma nova Macaé, por isso precisamos desde já qualificar a juventude e a população para o mercado de trabalho, levar ao conhecimento de todos os jovens maricaenses, o desenvolvimento que se aproxima de Maricá, e as oportunidades que serão geradas através do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro).
Por Renan Mendonça
Revisão de Conteúdo: Professor Adilson Pereira

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. CAROS AMIGOS,
    RENAN MENDONÇA E PROF. ADILSOM PEREIRA

    SOU DOM PAULO DE BEL, E FUI (ou sou, ainda, já que não fui diplomado), ALUNO DA FAETEC DA UNIDADE CETEP BELFORD ROXO.

    ATRAVEZ DO SENHOR SECRETÁRIO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, HÁ UMA POLITICA DE SÓATENDER AS ÁREAS ONDE ELE, O DEPUTADO ALEXANDRE CARDOSO, GANHA VOTOS.

    ENQUANTO MARICÁ PEDE POR UMA ÚNICA UNIDADE, O MUNICIPIO DE DUQUE DE CAXIAS, QUE NO INICIO DO GOVERNO CABRAL CONTAVA COM DUAS UNIDADES DA FAETEC, HOJE CONTA COM NOVE E MAIS DUAS EM CONSTRUÇÃO. TUDO ISSO PORQUE ÉA REGIÃO ONDE HABITA O SENHOR SECRETÁRIO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO E COM A CONIVENCIA DO CORRUPTO DO GOVERNADOR.

    ACOMPANHE O QUE ESCREVO NO BLOG DO SINDICATO DO POVO – http://www.sindicatodopovo.blogspot.com – NESSE ESPAÇO EU TENTO INFORMAR AO POVO DE TODA A SACANAGEM QUE ESSE PILANTRA DO GOVERNADOR E SUA CORJA FAZEM COM O POVO.

    QUERO APROVEITAR E PEDIR SUA AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAR SUA MATÉRIA COM OS MEUS COMENTÁRIOS NO BLOG DO SINDICATO E NO BLOG DA ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS EM POLÍMEROS DO ESTADO DORIO DE JANEIRO.

    ABRAÇOS A TODOS E NÃO SE PODE PARAR UMA LUTA NO MEIO DO CAMINHO. CONTINUEM LUTANDO E ARREGIMENTANDO FORÇAS, CHAMANDO MAIS PESSOAS A PARTICIPAR DOS EVENTOS. A LUTA É CANSATIVA, MAS, NÃO PODEMOS ESMORECER.

    SEM MAIS, OFEREÇO O ESPAÇO PARA AJUDAR NO SEU TRABALHO CONTRA ESSA CORJA DE FDP’s QUE ATUAM CONTRA O POVO USANDO UM CARGO PÚBLICO. TEMOS SIM QUE PARTIR PARA CIMA.
    DOM PAULO DE BEL
    EDITOR DOS BLOGS
    SINDICATO DO POVO E
    ASSOCIAÇÃO DOS
    TÉCNICOS EM POLÍMEROS
    DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
    .
    .
    .

Botão Voltar ao topo