MaricáMeio Ambiente

Projeto do porto divide opiniões em Maricá

Com valor estimado em mais de R$5 bilhões, o ‘Porto do Pré-sal’ como está sendo chamado, poderá gerar mais de 15 mil empregos diretos e indiretos, mas moradores temem grande impacto ambiental e diminuição do turismo na cidade.

Jacon%C3%A9
Praia de Jaconé. Foto: Reprodução / Internet
O complexo portuário dos terminais Ponta Negra prevê ocupar uma área de mais de 5 milhões de metros quadrados, próximo ao paredão rochoso da praia do Sossego, no bairro Jaconé. Um investimento de quase R$ 5,5 bilhões de empresa privada para construir o porto, área de apoio off shore, depósito de minérios e estocagem de petróleo. 

A empresa já comprou a área que pertencia ao jornalista Roberto Marinho e já contratou outra empresa para fazer o EIA (Estudo de Impacto Ambiental).
O objetivo é que o porto fique pronto até 2015, mas a construção deste gera polêmica na cidade. A Associação de Moradores Amigos de Jaconé organizou um abaixo-assinado que circula na internet. Até agora, formam recolhidas cerca de mil assinaturas. O documento será encaminhado ao Ministério Público. Os surfistas também se mobilizaram e estão fazendo a campanha SOS Jaconé. O local é o preferido para a prática do esporte.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Pura demagogia, sei o quanto é importante ao desenvolvimento deste município que há muito tempo necessitava de mais atenção, impacto ambiental pode ser sanado, mas riscos existem, inclusive com a falta de investimentos o município poderá virar um favelão que cujo impacto será muito mais maléfico aos moradores, com a chegada do crime organizado, os traficantes, a falta de educação que já é bem visível e a saúde que é um caos, isto ninguém luta com tanta veemência e aplicação, mas todos temos o direito de se manifestar e este é meu MANIFESTO.

    1. Sou a favor do porto, mesmo pq nunca vi na história onde desenvolvimento não tivesse ligado a ter que ser feito algum sacrifício.
      Se fosse tão perigoso assim, não construiriam outros portos, em outras áreas tão lindas quanto essa de Maricá.
      Preservem a área, e não tenham desenvolvimento algum, fiquem na mesmice ou pior… simples assim.
      E depois surfistas tem muitas outras praias p/ praticar o esporte.

      Enfim, esse é meu manifesto!

      Sou a favor do porto!

Botão Voltar ao topo