Notícias de Maricá

Porto de Jaconé será listado na Bovespa

A DTA Engenharia pretende abrir o capital do seu projeto de construção do Terminal naval em Jaconé, em Maricá no Estado do Rio de Janeiro, depois que a obra estiver encaminhada. 
porto do pr sal ser construdo nesta rea de jacon em maric rj foto area rosely pellegrino
Foto: Reprodução / Internet

Com investimento estimado em R$ 5 bilhões e previsto para ficar pronto em 2015, o terminal vai oferecer manutenção para embarcações e instalações de tancagem, em uma área de 3 milhões de metros quadrados. Desse total, 40% será para tancagem e provavelmente será utilizada pela Petrobras, informou o presidente da DTA, João Gomes Neto.


Em um primeiro momento, os recursos para a obra serão captados em fundos de investimentos e por meio de empréstimos em bancos, inclusive o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Depois, a ideia é abrir o capital do TPN (Terminal Ponta Negra) na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), disse Neto.


“Todas essas embarcações encomendadas pela Petrobras vão precisar de manutenção e a empresa [Petrobras] vai precisar também de tancagem para o petróleo do pré-sal, será uma alternativa para a Petrobras”, disse o empresário.


Segundo ele, a vantagem do local é que não será necessário fazer um porto “offshore” (em alto-mar) para receber as embarcações, devido à profundidade do mar próximo à costa. “Será um porto ‘onshore’ e poderá receber navios de grande porte, o calado será de 27 metros”, informou.


O porto seria uma alternativa da Petrobras à ampliação do Tebig, terminal da estatal em Angra dos Reis, também no Estado do Rio, cuja expansão está sendo avaliada pela empresa.


Neto informou ainda que para atender o TPN, a DTA vai criar um centro de formação de mão de obra em Saquarema, vizinha à Maricá. A expectativa é de que o Terminal Ponta Negra gere 12 mil empregos diretos e indiretos. O projeto está atualmente em fase de estudos ambientais.


“Este ano será o ano do projeto, dos licenciamentos e atração de ‘funding’ [recursos]. As obras levarão 30 meses e espero ter o porto pronto no final de 2015”, afirmou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo