EsportesMaricáNotícias da CidadeNotícias do Estado

Copa de Karate reúne mais de 350 atletas em Maricá

Maricá recebeu no último domingo (19.08) a 6ª Copa Maricá de Karate. Cerca de mil pessoas prestigiaram a competição realizada pela Associação Maricaense de Karate-Do (AMK), em parceria com a prefeitura e comerciantes locais, no Ginásio Poliesportivo do Colégio Cenecista Maricá. O evento integra o calendário oficial da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro – vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro – e o calendário esportivo da prefeitura.
CopaKarate
Mais de 350 atletas participaram do evento.
Fotos: Clarindo Menezes e AMK
A Copa Maricá é realizada anualmente, sempre em agosto, e este ano contou com 350 atletas filiados de vinte clubes de cidades como Araruama, Belford Roxo, Cabo Frio, Duque de Caxias, Macaé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema, Teresópolis e Volta Redonda, além de cidades de outros estados como São Caetano do Sul (SP), Cataguases (MG), Serra (ES) e Venda Nova do Imigrante (ES).
Segundo o organizador do evento, José Roberto Braga, a 6ª Copa Maricá de Karate foi a segunda maior competição da modalidade neste ano no Estado do Rio de Janeiro, sendo superada apenas pela Seletiva Estadual “The Best of The Best”.
O evento
Após o desfile das equipes e a saudação oficial de abertura foram feitos os juramentos dos atletas, árbitros e técnicos. A organização disponibilizou ao público uma TV que exibia, em tempo real, o cômputo geral dos clubes como prova de transparência.
A AMK inscreveu quatro atletas: Eric Henrique Braga, Guilherme Lins, Larissa Barbosa Braga e Marcos Moraes, que competiram nas modalidades de kata (luta imaginária com formas pré determinadas) e shiai kumite (luta por pontos).
Modalidade kata
A competição começou às 8h30min no kata individual nas categorias mirim (6/7 e 8/9 anos), infantil (10/11 e 12/13 anos), cadete (14/15 anos), júnior (16/17 anos), sênior (18 anos e acima) e máster (36 anos e acima). Todas foram subdivididas em “Iniciantes” (faixas branca a laranja) e “Principal” (faixas verde a preta).
No masculino, um dos destaques foi o carioca Christian Tavares, que superou o também carioca Iury Brandão. O karateka Márcio Stein do Espírito Santo ganhou a disputa pelo bronze e completou o pódio.
Já no sênior de kata, a final feminina foi entre Larissa Correia, de Nilópolis, e a maricaense Larissa Barbosa Braga, de 18 anos. Larissa sagrou-se campeã, por 5 x 0, no kata sênior e também venceu a modalidade shiai kumite, categoria sênior. “Adoro competir em kata, mas, minha especialidade é kumite. Estou com esperança de conquistar excelentes resultados pela a Seleção Brasileira no Pan-Americano no México no próximo fim de semana”, além desse compromisso, a atleta também se prepara para o Campeonato Brasileiro Sênior, que será realizado em Fortaleza entre os dias 14 e 16 de setembro.
Modalidade shiai kumite
Após a modalidade kata, teve início a disputa de shiai kumite com a estreia no Estado do Rio de Janeiro das novas regras da Federação Mundial de Karate, que visam fortalecer a campanha para tornar o esporte olímpico em 2020. Para que isso ocorra, o karate deverá ser escolhido para integrar o Programa Olímpico na Assembleia do COI que será realizada em Buenos Aires, na Argentina, no dia 07/09/2013. Cabe ressaltar que o karate já é uma modalidade Olímpica, haja vista sua presença nos Jogos Olímpicos Continentais (Jogos Pan-Americanos).
Comandada pelo Profº Marcos Cutrim, membro do Conselho de Árbitros da FKERJ, a competição de kumite transcorreu em bom nível técnico. O destaque aqui foi o maricaense Eric Henrique Braga, de 17 anos, vencedor na categoria Júnior. Além dessa modalidade, Eric também faturou o terceiro lugar no kata junior e ficou em quinto no kata sênior. Para o atleta, a Copa Maricá foi uma preparação para o Pan-Americano, que será realizado no México. “Essa foi a última disputa antes da principal competição do ano, que é o Pan. Estou treinando intensamente para representar meu país e minha cidade”, conclui o atleta.
Fonte: SECOM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo