Moradores de Jaconé sofrem com a falta de transportes e policiamento

O Maricá Info faz neste mês de março, uma série de reportagens sobre os bairros de Maricá. De Itaipuaçu a Jaconé, nossa equipe de reportagem enfrentou buracos, lama e muita poeira para noticiar como está cada canto da cidade. A nona reportagem é sobre o bairro de Jaconé, onde o povo sofre com a falta de pavimentação, de uma escola e um posto de saúde.

Principal problema do bairro é o transporte precário. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Principal problema do bairro é o transporte precário. (Foto: João Henrique | Maricá Info)

O estudante Geovane Ramos de Souza, 19 anos, disse que a falta de pavimentação faz com que o transporte seja precário. “O problema do transporte aqui começa na falta de asfalto na Avenida Beira Mar.” disse.

Geovane comentou também sobre a falta de policiamento. “Outro problema de Jaconé é a falta de policiamento. Uma vez ou outra passa uma patrulha por aqui.”

O Sr. Eugênio, 59 anos, morador do bairro há mais de 10 anos, comentou que o local necessita de um posto de saúde e de uma escola. “Precisamos de saúde e uma escola que atenda aos moradores de Jaconé.” Disse.

Eugênio concordou com o jovem estudante Geovane sobre a falta de policiamento. “Se há uma ocorrência aqui, acionamos o DPO de Ponta Negra e a demora pode chegar a até uma hora para a viatura chegar.” Comentou.

Em Jaconé, ruas cheias de lama e buracos. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Em Jaconé, ruas cheias de lama e buracos. (Foto: João Henrique | Maricá Info)

No tempo que estivemos fazendo a reportagem no bairro, apenas um ônibus da Viação Costa Leste passou no bairro. Segundo moradores, o transporte é precário. Geovane disse que sai cedo do trabalho para pegar o ônibus de 17h para chegar à sua escola, em Ponta Negra. “Saio cedo do trabalho pra pegar o ônibus de cinco horas por que se eu pegar o de 18h30 chego atrasado no colégio.” Disse.

Área onde seria instalado o Porto do Pré-sal. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Área onde seria instalado o Porto do Pré-sal. (Foto: João Henrique | Maricá Info)

Porto de Jaconé

Em decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a lei de zoneamento que permitia a instalação do porto de Jaconé foi declarada inconstitucional.

Um projeto prevê a criação de um Geoparque na área por conter vestígios geológicos e culturais de mais de quatro mil anos.

Redação Maricá Info

Levamos até você um jornalismo crítico, com imparcialidade e independência editorial. Aqui você tem voz, participe! Envie sugestões de reportagem e denúncias para o nosso Whatsapp: (21) 99621-9049.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline