Chuva deixou Maricá debaixo d’água

Da redação | Marco Bechkert (Edição: João Henrique) Após dia quente e abafado, caiu sobre Maricá uma forte chuva, causando diversos transtornos, entre eles a queda de energia e alagamentos em diversos pontos da cidade, assim como queda de muros e de árvores em diversos pontos da cidade. O Município, que sofreu bastante com alagamentos causados pela chuva em abril de 2010, se vê sob o mesmo risco após três anos.

O dinheiro liberado pelo Governo Federal, através do Ministério de Integração Nacional, em 2010, para uso em obras de drenagem, dragagem e contenção, pode ser visto em alguns pontos pela cidade, como a Ponte sobre o Rio Mumbuca, que foi duplicada como previsto. Entretanto, o Centro da cidade, sempre que chove alguns minutos, pela insuficiência de galeria pluvial para escoamento da água da chuva, sofre alagamentos em diversos pontos, como registrado nesta terça-feira.

Ruas do Centro da cidade ficaram alagadas. (FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)
Ruas do Centro da cidade ficaram alagadas. (FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)

Está previsto, no orçamento municipal de 2013, valor para revisão das galerias pluviais na rua Álvares Penteado e a reconstrução do sistema de drenagem da água da chuva na rua Barão de Inoã, iniciado em janeiro. Também está previsto, segundo o Secretário de Obras Sr. Fernando Rodovalho, a revisão de galerias pluviais nas ruas Alferes Gomes e Domício da Gama. Entretanto, parece-nos que tais obras ainda são insuficientes para conter os transtornos causados pelas chuvas.

Lembramos que Maricá abriga complexo hídrico único no país, com diversas bacias lacunares próprias, o que torna o Município mais frágil no que se refere ao escoamento de água da chuva.

Rua Barão de Inoan totalmente alagada. (FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)
Rua Barão de Inoan totalmente alagada. (FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)
Segurança MaricáMaria da Praça Marica