Início Maricá Polícia e INEA realizam operação no Lixão do Caxito, em Maricá

Polícia e INEA realizam operação no Lixão do Caxito, em Maricá

O Maricá Info acompanhou uma operação fiscalizatória da Polícia Civil, vinculada a Delegacia do Meio Ambiente ao Lixão do Caxito.

Da redação | Marco Bechkert (Edição: João Henrique) – Maricá abriga o último lixão irregular da abrangência da Baía de Guanabara. A previsão para ser desativado é na próxima segunda-feira (18), data imposta pelos órgãos fiscalizadores.

Segundo o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), o lixão do Caxito ainda esta recebendo lixo, mas acredita-se que será desativado dentro do prazo. A partir disso, o lixo oriundo de Maricá será transportado para o Aterro Sanitário de Itaboraí.

Polícia e INEA realizam operação no Lixão de Maricá. (FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)
Polícia e INEA realizam operação no Lixão de Maricá. (FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)

Como requisitado pelos Órgãos fiscalizadores, a prefeitura deve criar uma Estação de transbordo para retirada do lixo do Caxito e também providenciará o transporte da água das lagoas de Churume para uma Estação de Tratamento de Esgoto. Caso isso não seja providenciado, será expedido Auto de Constatação, com autuação que poderá resultar em multa de R$1.000,00 a R$50 milhões.

O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) acredita que a Prefeitura de Maricá irá acatar todas as determinações impostas. Waldir Vieira Almada, chefe de serviço do INEA, comentou com a nossa equipe sobre a decisão. “O INEA não gostaria de dar essas multas, pois esse dinheiro poderá ser usado em benefício do povo, como educação, saúde, etc.” disse.

O lixão do Caxito é mais uma longa novela de desleixo das Administrações que passaram pela cidade. Sem o mínimo de estrutura para receber o lixo da região, o lixão já foi palco até de incêndio, há cerca de dez anos, causado pelo acúmulo de gás metano. O assunto voltou ao palco de discussão, a partir de uma reportagem da Tv Bandeirantes (BAND), que  denunciou as más condições do local.

Não sabemos por qual motivo: se pelo apelo popular; por pressão dos órgãos fiscalizadores ou por consciência política, mas cremos que essa novela está em seus últimos capítulos.

O Maricá Info vai ficar de olho, acompanhando esse caso até o seu desfecho.

Lixão continua funcionando em Maricá. (FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)
Lixão continua funcionando em Maricá.
(FOTO: Marco Bechkert | Maricá Info)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui