Início Notícias de Maricá Fumacê no combate à Dengue em Maricá

Fumacê no combate à Dengue em Maricá

Aedes Aegyti, mosquito transmissor da dengue.

A secretaria municipal de Saúde de Maricá anunciou nesta quinta-feira (04/04) outra medida no combate à Dengue. Além do reforço na rede de atendimentos aos suspeitos de estarem com a doença, com a instalação de tendas de hidratação (veja em http://www.marica.rj.gov.br/?s=noticia&n=2808), começou a circular hoje nas ruas da cidade um veículo para aplicação do chamado “fumacê”.

Aedes Aegyti, mosquito transmissor da dengue.
Aedes Aegyti, mosquito transmissor da dengue.

Durante a manhã, ruas da localidade de Parque Eldorado foram visitadas e nesta tarde a aplicação do fumacê seguirá pelas vias do bairro do Flamengo. A secretaria está organizando o calendário de aplicação do produto nas próximas semanas, mas aguarda a conclusão de um levantamento atualizado dos bairros com maior incidência de focos do mosquito e com maior número de casos já registrados.

Desde fevereiro, os agentes do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) visitam domicílios e o comércio (borracharias, ferros-velhos, depósitos de bebidas, entre outros ambientes) das localidades mais afetadas, onde distribuem panfletos educativos e orientam a população a eliminar depósitos avulsos de água, vedar os reservatórios em uso e manter seus terrenos em condições adequadas para afastar o inseto. A cartilha, uma peça da campanha estadual “Rio contra a Dengue”, sugere aos moradores que dediquem 10 minutos por semana à verificação de potenciais criadouros das larvas do mosquito em suas residências ou estabelecimentos comerciais.

Além dessas ações, o PMCD promove a capacitação dos profissionais de saúde para o atendimento dos usuários, aplicando também o produto Ultrabaixo Volume (UBV), apelidado de “fumacê” pela população, como forma de bloquear a circulação do mosquito que carrega o vírus transmissor da Dengue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui