Início Notícias de Maricá Esgoto invade casas e moradores pedem socorro em São José do Imbassaí

Esgoto invade casas e moradores pedem socorro em São José do Imbassaí

Chuvas deixam casas debaixo d'água em São José do Imbassaí. (Foto: Fabiano Novaes | Maricá Info)

Por Fabiano Novaes

Este caso já virou rotina para dezenas de moradores de São José. Ao chegar o mês de abril, período em que acontecem as chuvas fortes, os moradores da Av. Maricá (Ant. Estrada de Ferro) e da rua Antenor José da Cruz, veem tudo que conquistaram serem perdidos embaixo de muita água.

O problema maior é que estas águas não são simplesmente águas de chuva. A rede pluvial não existe. Alias, também não existe rede de esgoto, com isso, o que seria rede pluvial, na verdade se transformou em esgoto, que em sua maioria recebe das casas um resíduo que não é devidamente tratado.

Chuvas deixam casas debaixo d'água em São José do Imbassaí. (Foto: Fabiano Novaes | Maricá Info)
Chuvas deixam casas debaixo d’água em São José do Imbassaí.
(Foto: Fabiano Novaes | Maricá Info)

Esta rede que deveria ser de água pluvial capta toda chuva que cai sobre o loteamento 26 de Maio, todo centro de São José e parte do loteamento Parque São José e passa pelo Mutirão seguindo até ser despejado no canal que é interligado com a Lagoa de Maricá.

“Este problema é complexo, mas tem que ser resolvido, pois há décadas moro aqui e vejo que as autoridades não tomam providência. Na minha casa eu construí uma galeria, que até certo tempo resolvia o problema. Hoje vejo que, devido ao aumento de moradores e consequente maior volume de esgoto a galeria transborda. Quando chega a acontecer isso no meu quintal que é alto, meus vizinhos sofrem com esgoto entrando em suas casas.” Disse o Sr. Paulo que é morador do local a mais de 30 anos.

“Já que o prefeito tem dinheiro para gastar com carnaval é mais que na hora de resolver este problema antigo.” Desabafou o Sr. Paulo.

 Água da rede pluvial e do esgoto invadem as residências em São José. (Foto: Fabiano Novaes | Maricá Info)
Água da rede pluvial e do esgoto invadem as residências em São José.
(Foto: Fabiano Novaes | Maricá Info)

Claudia, que é outra moradora, disse que já cansou de tomar prejuízos. “Qualquer chuva forte de 40 minutos é a mesma novela” comentou. Seu quintal virou um sumidouro. Ela comentou que teve que construir uma barreira na porta e fechou outra, para tentar evitar que as águas das chuvas entrem em sua casa. Ainda segundo Claudia, quando chove a rua fica intransitável. “Os meus vizinhos que tinham para onde ir, se mudaram, e só continua ali quem realmente necessita.” Disse.

Depois de causar estragos nesta localidade, a água, sem ter uma rede adequada, segue causando estragos e transtornos na comunidade do Mutirão, onde as ruas viram verdadeiros rios e mechem com a rotina de mais de sessenta famílias que aguardam providências do poder público.

2 COMENTÁRIOS

  1. Imagina quando chegar a água da Cedae vinda da Estação Laranjal em SG! Sem rede de esgoto, a água servida vai transbordar das fossas, alagar terrenos, ruas e viveremos literalmente na merd@.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui