EducaçãoNotícias de MaricáObrasPrefeitura

Prefeitura de Maricá inaugura a primeira creche no estado construída pelo PAC 2

Na segunda feira (13/05), às 9h, a Prefeitura de Maricá vai inaugurar a creche municipal Marilza da Conceição da Rocha Medina, em Marinelândia, Cordeirinho. A unidade é uma das três creches de Educação Infantil de horário integral que estão sendo construídas atualmente pela secretaria de Educação – as outras ficam em Itaipuaçu e Inoã (Bosque Fundo).  Implantada com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a unidade é a primeira no Estado do Rio a ser concluída utilizando recursos do PAC 2 e vai beneficiar 128 crianças, de dois a cinco anos, sendo 108 atendidas em tempo integral e 20 em horário parcial. Na cerimônia de inauguração, está prevista a presença da consultora técnica do Ministério da Educação, Fátima Malheiros.

Primeira creche inaugurada com recursos do PAC no RJ será inaugurada em Cordeirinho. (Foto: Fernando Silva | PMM)
Primeira creche inaugurada com recursos do PAC no RJ será inaugurada em Cordeirinho.
(Foto: Fernando Silva | PMM)

Fruto do programa do governo federal Pró Infância, que viabiliza verbas para a construção de creches públicas, o custo total da obra foi de R$ 1,8 milhão, com a contrapartida da prefeitura em torno de R$ 530 mil, e engloba não só a parte civil como todos os equipamentos. Os valores obedeceram à tabela de custos estabelecidos pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ). O projeto tem oito amplas salas de aula (seis salas de creche e duas de pré-escola), um laboratório de informática completo, sala de leitura, sala de professores e da diretoria, salas de recursos audiovisuais, almoxarifado, refeitório e banheiros, além de anfiteatro em espaço coberto, em blocos separados por módulos, playground e espaço verde.  Ao todo, desde 2009 o município de Maricá já entregou sete creches, lembrando que a rede municipal atende crianças na faixa etária de creche (dois e três anos) nas demais unidades escolares.

Para a secretária municipal de Educação, Marta Quinan, a inauguração da creche é uma conquista da população de Maricá. “Estou muito satisfeita com a unidade que vai garantir aos pais segurança no acolhimento às crianças”, destacou Marta Quinan. A secretaria ressaltou também o cumprimento de mais uma fase do compromisso de redução do déficit de creches encontrado pela atual administração. “Antes, não tínhamos nenhuma creche na cidade. Estamos resgatando essa dívida que herdamos junto à população”, afirmou.

Homenagem

A unidade presta uma homenagem a uma antiga professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marilza da Conceição da Rocha Medina, que presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social de Niterói e dirigiu o Programa Criança Verde, vinculado à Fundação Municipal de Educação de Niterói. Marilza foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores de Niterói e uma das mais importantes lideranças do Movimento das Mulheres no Estado do Rio de Janeiro. Ocupou o cargo de secretária de Assistência Social e, posteriormente, o de Direitos Humanos de Maricá. Faleceu, aos 67 anos, em 16 de agosto de 2012.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo