Notícias de MaricáSaúde

Após mortes, Maricá sai do estágio de epidemia da dengue

Relatório da secretaria estadual de Saúde divulgado essa semana aponta queda dos casos da doença na cidade, após registrar duas mortes.

O município de Maricá saiu do estágio de epidemia da dengue, de acordo com relatório da secretaria estadual de Saúde. Segundo análise da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do estado, os números apontam tendência de queda dos casos da doença na cidade, após ter registrado duas mortes. O número de casos passou de 284, em 2012, para 1.608 este ano. O combate à dengue na cidade e o fato de o vírus tipo 4 em Maricá ter sido isolado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) contribuíram decisivamente para a queda registrada esta semana. O município, conforme o relatório estadual possui, no momento, menos de 300 casos por 100 mil habitantes, dados que colocam Maricá fora do estágio de epidemia.

Maricá sai do estágio de epidemia de Dengue após registrar mortes.
Maricá sai do estágio de epidemia de Dengue após registrar mortes.

Foram montados centros de hidratação (poltronas, bebedouros e medicação) no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, e nos postos de saúde de Inoã II, São José do Imbassaí e Santa Rita, em Itaipuaçu, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Inoã, que também concentra atendimento a pacientes com dengue.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Spitz, adiantou que a prefeitura já prepara o plano de contingência da doença para 2014. “Vamos fazer reuniões a cada 15 dias para elaborar outras ações de combate à dengue. Este ano realizamos atividades de prevenções nas escolas e postos de saúde. Além disso, os agentes epidemiológicos monitoram semanalmente as residências e orientam os moradores”, declarou a coordenadora.

A cidade novamente registra mortes pela doença. Foram 22 ao total no estado do Rio de Janeiro, sendo duas em Maricá, que ficou entre as cidades com mais mortes pela doença.

Fumacê  

Nesta sexta-feira (17/05), o carro fumacê da prefeitura estará em Ponta Negra (manhã) e Cordeirinho (tarde). Essa semana, o veículo aplicou o inseticida nos bairros de Barra de Maricá, Ubatiba, Boqueirão, Bambuí, Boa Vista, Mumbuca e Flamengo. O roteiro para a próxima semana será divulgado pela secretaria municipal de Saúde na segunda-feira (20/05).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo