Meio AmbienteNotícias de Maricá

180kg de lixo eletrônico coletados em Maricá

Você sabia que cada pilha, bateria e celular demora mais de 500 anos para se decompor? Sabia também que ao metais pesados que os compõem podem contaminar o solo e os lençóis freáticos? Com o aumento do número de aparelhos eletrônicos e com a rápida substituição dos mesmos, é preciso ter cautela para não jogar estes materiais no lixo comum. Pensando nisso, o Fórum de Maricá decidiu agir. No dia 1/6, o grupo se reuniu e coletou cerca de 180kg de lixo eletrônico.

A ação organizada pelo grupo teve como objetivo conscientizar os moradores sobre a necessidade da destinação adequada deste tipo de material. Instalados no Esporte Clube Maricá, membros do Fórum Local fizeram brincadeiras educativas com as crianças e distribuíram brindes ecológicos, como lixeiras para carro, ecobags e canetas feitas de papel. Todo o material coletado foi encaminhado para o Instituto Ambiental Reciclar, uma ONG especializada na gestão desse material.

180kg de lixo eletrônico foram coletados em Maricá. (Foto: Reprodução)
180kg de lixo eletrônico foram coletados em Maricá.
(Foto: Reprodução)

De acordo com Fátima Cristina Pirâmide, membro do Fórum pelo Terceiro Setor, o sucesso da ação é um impulsionador para a atuação em novas localidades. “Gostamos muito do evento, principalmente pela quantidade de material coletado em um fim de semana de feriado prolongado. Todos nós ficamos animados em dar continuidade e queremos repetir a ação em Itaipuaçu, mas precisamos de novas licenças das Secretarias de Ambiente de Urbanismo”, explicou. Fátima completou ainda que o próximo passo é justamente fazer com que as pessoas adquiram o hábito de descartar os eletrônicos corretamente.

Em Maricá já existem pontos de coleta fixos para esses materiais. Confira abaixo onde levar seu e-Lixo:

– ONG Instituto Ambiental Reciclar: Avenida Central, esquina com Rua 116. Telefone: 2648-3820

– Informar Computadores: Rua Expedicionário Luiz Manoel Ferreira, nº 5, loja B. Telefone: 2637-3008

– AFA Tech Informática: Rua Ataíde Parreira, nº 107, loja 5. Telefone: 2637-4053

e-Lixo na Agenda 21

A coleta do e-Lixo era um projeto importante do Fórum Local. Na Agenda 21 do município, no tema Geração de Resíduos, é possível encontrar outras propostas para o município.

Visite o site do Fórum da Agenda 21 de Maricá e saiba como ajudar seu município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo