ItaipuaçuNo Seu Bairro

Moradores de Itaipuaçu sofrem com a falta de estrutura

Da redação | João Henrique – Os moradores do 4º distrito de Maricá estão sofrendo há anos com a falta de estrutura dos bairros como Jardim Atlântico, Costa Verde, S. Bento da Lagoa, Morada das Águias, entre outros.

Eles reclamam da falta de iluminação pública, falta de infraestrutura urbana como pavimentação, saneamento básico e água encanada. Em algumas partes do distrito, a tubulação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos já chegou, porém, não há previsão de quando os moradores terão o serviço fornecido.

A maioria das ruas ficam intransitáveis quando chove. Avenida 2, Rua 34, Rua 35, são diversas as vias que estão sem pavimentação e que deixam a vida dos moradores de Itaipuaçu a cada dia mais cansativa e penosa.

Rua 5, no Jardim Atlântico, ruas sem a mínima estrutura. (Foto: Reprodução | Jornal Atlântico)
Rua 5, no Jardim Atlântico, ruas sem a mínima estrutura.
(Foto: Reprodução | Jornal Atlântico)

Moradora há 25 anos no bairro, Dª Lourdes Guimarães, 64 anos, comenta que Itaipuaçu sempre sofreu com os governantes que passaram por Maricá. “Desde que moro aqui, nunca tive condições de sair de casa quando chove. Antes, ainda passavam uma máquina para melhorar o ir e vir, agora, fazem o asfaltamento nas principais ruas, porém, não chega nem perto do que precisamos.” Desabafou.

A internauta Larissa Canuto relata que há poucas semanas, uma senhora de 70 anos caiu em um buraco na Rua 32, esquina com a estrada dos Cajueiros. Ela comentou que as últimas chuvas fizeram a rua ficar com a água acumulada, o que impede a passagem dos transeuntes que necessitam ir à escola ou ao trabalho.

RUA 09, também no Jardim Atlântico.  (Foto: Luciana Fidelis)
RUA 09, também no Jardim Atlântico. (Foto: Luciana Fidelis)

Falta lazer, saneamento, segurança (só há um DPO da PM no bairro e uma cabine, não há nenhuma delegacia). Na área da segurança pública, Itaipuaçu sente a falta de uma DP, pois os moradores às vezes não fazem o registro policial por questões de locomoção.

Passagem improvida em Itaipuaçu é usada como acesso à praia. (Foto: Reprodução | O GLOBO)
Passagem improvida em Itaipuaçu é usada como acesso à praia.
(Foto: Reprodução | O GLOBO)

O bairro também sofre na área da saúde. Como em Maricá só há um hospital público, no centro, os moradores do distrito citado as vezes não preferem recorrer aos hospitais de outras cidades do que o de Maricá. “Além de ser mal atendimentos, o hospital de Maricá não tem condições de realizar muitos dos exames que precisamos.” Comentou a bióloga Nilza Sampaio, 38 anos.

Segunda a prefeitura, há um posto 24 horas no distrito, que é o de Santa Rita, no Jardim Atlântico, porém, as reclamações de que faltam médicos, medicamentos e condições de ser atendidos são muitas.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Ô gente reclamona! Compra um barquinho uai!
    O Concit já apresentou ao prefeitim um projetinho de embunitamento do laguim de Santinho Bento. O que ocês qué mais? Rede de esgoto? Rede de águas pluviais? Asfalto nas ruas? Vai morar em New York, lá é uma chiquesa danada!

  2. Se arrependimento matasse eu já estaria morto: Itaipuaçu vive de especulação a principal dela é a imobiliária em 2007 quando resolvi comprar uma casa acabei sendo iludido fui procurar casa em um dia que estava muito bonito, passei semanas e nessa época não choveu nem um dia atraído pelos preços baixos e casas novas e bonitas acabei fechando o negocio. Não passou nem 3 meses a casa já começou me dar aporrinhação primeiro foi o sistema de esgoto que o brilhante construtor fez muito mal feito não dava vazão e o esgoto era jogado na rua, e depois rachaduras na casa problema com poço artesiano falta de luz constante enfim depois desses problemas aconteceu o que eu não esperava a inchente que teve em final de março e abril de 2010, fui vencido por esse lugar sem estrutura, sem saneamento básico enfim todos sabem que eu estou falando 90% das pessoas que vão morar em Itaipuaçu passam pelos mesmos problemas que nunca vai ter solução . Eu digo se arrependimento matasse eu já estaria morto, pior aconteceu no ditado popular errar uma vez tudo bem errar duas vezes é burrice já estava praticamente uns 2 anos longe de Itaipuaçu quando encontrei um amigo sobrevivente daquela inchente veio me falar como estava Itaipuaçu depois desse fato ocorrido primeiro me falou da iluminação da rua em que varias vezes fui ate a prefeitura pedir para colocar e nunca fui atendido, agora os postes contavam com iluminação, problemas com buraqueira já estava resolvido todo mês passava maquina no local a CEDAE passando cano pra chegada da tal esperada agua, o Governo do Estado liberou a verba para o asfalto nas principais ruas de Itaipuaçu da estrada ate Serra da Tiririca inclusive bem iluminada e asfaltada. E infelizmente eu estava morando de favor na casa da sogra pela minha condição financeira não me ajudou muito comprar uma casa onde eu gostaria, fiquei pensando no que ele me disse e fui ate lá para conferir realmente eu vi muitas mudanças acabei comprando novamente uma casa nesse lugar que infelizmente eu estou morando só 10 meses e já não aguento mais o progresso nesse lugar parece que acabou fui vencido novamente não tem nenhuma condição de morar nesse lugar com essa chuva que vem caindo infelizmente só penso no pior que pode acontecer. Faço um alerta não caem na besteira de comprar casa em Itaipuaçu ao invés de qualidade de vida você so vai arrumar muita dor de cabeça.

  3. Venho através desse email moradores da rua 10 Jardim Atlantico a rua que fica em frente o bar do Ozorio la no final pedem socorro nossa situação ta ficando critica não estamos conseguindo sair de casa por favor nos ajudem.
    obrigado

  4. Depois de ler o post e os comentários… Sinceramente….Desisti de comprar imóvel em itaipuaçu. Ficar sem água e ilhado em casa ninguém merece.. Boa sorte a todos voces!

Botão Voltar ao topo