LixoNotícias de Maricá

Caminhões da coleta de lixo são apreendidos em Maricá

A Coleta de lixo da cidade pode ser afetada pelo desfalque de nove caminhões que foram apreendidos pela justiça juntamente com a ação da polícia civil nas dependências da empresa Kat Entulho Ambiental, responsável pela coleta de lixo em toda cidade de Maricá na noite desta terça-feira (23).

A equipe do Maricá Info acompanhou a saída dos caminhões compactadores – que são da mesma marca IVECO, avaliados em cerca de R$300 mil cada – até o depósito localizado na Rua Antônio Eduardo, no bairro Mumbuca, onde ficou na responsabilidade de um fiel depositário.

Caminhões foram levados a um depósito localizado próximo ao restaurante Maminha de Ouro, na Mumbuca. (Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)
Caminhões foram levados a um depósito localizado próximo ao restaurante Maminha de Ouro, na Mumbuca.
(Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)

Segundo informações, os caminhões da empresa foram recolhidos por inadimplência, estes teriam sidos comprados e não pagos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão por que nenhuma prestação foi paga e já totalizavam oito parcelas inadimplentes. Por esse motivo, a financeira teria acionado a justiça para rever os veículos. Segundo um oficial de justiça que atua fazendo reintegrações de posse, é comum ver esta prática por grupos de estelionatários, que se usam deste artifício para levantar uma grana. Compra-se o veículo, coloca-se para trabalhar sobre um contrato, recebe-se por ele, mas não a empresa não paga as prestações, quando é feito o recolhimento do veículo, a empresa já levantou valor suficiente para pagar uma nova frota com valores recebidos pelo trabalho dos veículos devolvidos sob força judicial.

Este caso, porém pode ter sido diferente em Maricá.

Ao procurar responsáveis pela empresa Kat Entulho Ambiental, localizada no bairro de São José, fomos informados de que a coleta de lixo da cidade não será afetada, pois os nove veículos apreendidos não faziam parte dos veículos empregados na cidade.

Caminhões estavam guardados no terreno localizado na RJ106 na altura do KM22,5. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Caminhões estavam guardados no terreno localizado na RJ106 na altura do KM22,5.
(Foto: João Henrique | Maricá Info)

Segundo um funcionário, os veículos seriam de uma outra pessoa jurídica e estavam apenas guardando no depósito aqui em Maricá, aguardando para serem utilizados em outra licitação numa outra cidade. Quando perguntado sobre os proprietários dos veículos o mesmo não pode informar e disse que isso é um problema administrativo da empresa, mas que a população poderia ficar tranquila que os serviços continuarão normais, pois continuam com 16 carros trabalhando e dois reservas. E reafirmou que os veículos apreendidos não trabalhavam na cidade.

Nota do Maricá Info

Mediante os fatos ocorridos, nossa equipe esteve no local e teve dificuldade no acesso às informações, chegando até mesmo ter sido intimidado por um homem que supostamente seria um dos responsáveis pela empresa. Mesmo assim não hesitamos em buscar a informação, a demora da publicação se deu por uma série de dificuldades impostas e pressões no sentido de não publicarmos nada referente ao assunto. Soubemos que outros veículos estiveram no local e também foram tratados de maneira semelhante.

Nosso compromisso é com a verdade dos fatos e buscaremos incansavelmente para esclarecer a população maricaense. Embora os responsáveis pela empresa digam que os caminhões estavam apenas sendo guardados e não eram utilizados na coleta em Maricá, verificamos que os caminhões apreendidos estavam com resíduo de lixos e algumas pessoas disseram já terem visto estes mesmos caminhões trabalhando por aqui. Mediante o tratamento inicial dado a imprensa e a pouca informação colhida, vale ressaltar que mais informações podem estar sendo omitida neste caso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo