EventosEventosNotícias de Maricá

Confira a programação da festa da padroeira de Maricá

Alceu Valença, Monobloco e Paralamas do Sucesso são algumas das grandes atrações da festa de Nossa Senhora do Amparo.

Em homenagem ao dia da padroeira de Maricá, Nossa Senhora do Amparo, comemorado no dia 15/08, começa na próxima terça-feira (06/08) a maior festa religiosa da cidade. A programação inclui novena, missas, shows religiosos e a apresentação de grandes nomes da música popular brasileira, como Alceu Valença, Monobloco e Paralamas do Sucesso. A festa se estende até o dia 18/08. Um dos destaques da programação é a celebração de missa campal no dia da santa, às 20h, presidida pelo bispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena.

Alceu Valença, Monobloco e Paralamas do Sucesso são algumas das atrações.
Alceu Valença, Monobloco e Paralamas do Sucesso são algumas das atrações.

As celebrações para a padroeira terão início na próxima terça-feira (06/08), com novenas diárias até sábado (10/08), sempre às 19 horas e seguidas de missas realizadas na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. No domingo (11/08), serão celebradas duas Santas Missas, uma às 7h e outra às 10h30. Às 12h, será o almoço da padroeira em comemoração ao dia dos pais no pátio da paróquia. Ainda neste dia, na segunda, terça e quarta-feira (14/08) serão realizadas novenas e santas missas. Na quarta-feira (14/08), após a missa, será a coroação de Nossa Senhora do Amparo.

No dia em louvor à santa, 15/08, a programação começa cedo às 6h com alvorada festiva e queima de fogos. Às 8h, 9h30 e 11h, serão celebradas santas missas na Igreja Matriz – a última delas presidida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. Às 12h, será realizada uma edição especial do projeto da secretaria municipal de Turismo “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com apresentação musical de diversos cantores locais, seguido, às 14h, de outro projeto de sucesso da secretaria municipal de Turismo, o “Samba di Boteco”, com a apresentação do cantor e compositor Claudinho Guimarães.

Dando prosseguimento à programação religiosa de quinta-feira (15), será celebrada, às 17h, a Santa Missa dos romeiros e, às 19h, a tradicional procissão pelas principais ruas do Centro da cidade com a participação de diversas comunidades católicas. Às 20h, será celebrada a missa campal no palco da praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, presidida pelo bispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena. Após a missa, às 21h30, será realizado show católico com a Banda Bom Pastor.

 

Desfile de sucessos: Monobloco, Bateria da Grande Rio, Paralamas do Sucesso e Alceu Valença vão animar a festa

De sexta-feira (16/08) até domingo (18/08), a prefeitura promove uma série de shows com grandes nomes da MPB, para abrilhantar ainda mais a festa. Passarão pelo palco na praça Dr. Orlando de Barros Pimentel a bateria da escola de samba Grande Rio e o grupo monobloco (no dia 16/08), Alceu Valença (17/08) e Paralamas do Sucesso (18/08). Confira abaixo os detalhes de cada dia.

Sexta-feira – 16/08

Às 19h, será realizado o projeto Sala Cult, idealizado pela secretaria municipal de Cultura, na Casa de Cultura, com a participação de cantores locais, valorizando os artistas da cidade. Às 21h, é a vez da apresentação do grupo carioca Monobloco, que se apresenta pela segunda vez na cidade. Consagrado por incorporar ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi criado em 2000 e hoje figura entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações no país. Às 23h, é a vez da Escola de Samba Grande Rio. Ritmistas e passistas irão apresentar sambas-enredo consagrados da escola de várias agremiações do carnaval carioca. Em 2014, a escola da Baixada Fluminense vai contar na Marques de Sapucaí os 200 anos de história de Maricá, com o enredo “Verdes Olhos de Maysa sobre o Mar no Caminho: Maricá”.

Sábado – (17/08)

Às 17h, será realizada mais uma edição do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”; às 19h30, será celebrada Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Amparo; e, às 22h, a festa fica por conta do show do cantor e compositor pernambucano, Alceu Valença, apresentando diversos sucessos de sua carreira, como “Anunciação” e “Tropicana”.

Domingo – 18/08

Estão previstas três santas missas na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, às 7h, 10h30 e 19h. Às 16h, será realizada uma edição especial do projeto musical “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” e, às 21h, encerrando a programação, o show com a banda de rock Paralamas de Sucesso em sua turnê de 30 anos de história. Formada até hoje pelos fundadores Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, além do tecladista João Fera e a dupla dos sopros, Bidu Cordeiro e Monteiro Júnior, a banda vai tocar suas principais canções como, “Meu Erro”, “Óculos”, “Lanterna dos Afogados”, entre outros. O vocalista Herbert Vianna fala sobre a expectativa para o show. “Em vez de celebrar esses primeiros 30 anos estamos festejando a abertura do segundo ciclo de 30”, celebra Herbert Vianna.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo