Notícias de MaricáTrânsito

Mudança no trânsito do Centro de Maricá

Para melhorar fluxo de veículos e coibir infrações, secretaria de Trânsito vai proibir estacionamento em ruas do Centro, mudar sentido de vias e alterar pontos de táxis.

Texto: Rafael Zarôr (edição: Marcelo Moreira) | Fotos: Fernando Silva – A prefeitura de Maricá inicia na próxima semana importantes intervenções viárias no Centro da cidade, com proibições de estacionamento, troca de pontos de cooperativas de táxis, redução de vagas de moto táxis e mudanças de sentido das ruas. As ações são resultado do estudo de mobilidade urbana implementado há dois meses pela secretaria municipal de Trânsito e Transporte para melhorar o fluxo de veículos na região.

Mudança no trânsito do Centro de Maricá. (Foto: Fernando Silva | PMM)
Mudança no trânsito do Centro de Maricá.
(Foto: Fernando Silva | PMM)

A partir de segunda-feira (05/08) estará proibido o estacionamento de veículos no entorno da Praça Conselheiro Macedo Soares e os pontos de cooperativas de táxi, que ficam na Rua Ribeiro de Almeida e na Rua Senador Macedo Soares, serão deslocados para a Avenida Roberto Silveira, próximo à sede da secretaria municipal de Turismo. Também será reduzido o número de vagas (de 10 para 2) para os moto táxis que ficam na Rua Ribeiro de Almeida, em frente à agência do Itaú.

O secretário Leandro Costa detalha as mudanças quanto às cooperativas de táxis. “Os taxistas que ficam em frente ao mercado Princesa, na Rua Ribeiro de Almeida, ficarão em um ponto em frente à secretaria de Turismo. Já as cooperativas que têm pontos em frente a uma casa lotérica na Rua Ribeiro de Almeida e na Rua Senador Macedo Soares, próximo a uma farmácia, serão deslocadas para pontos na Avenida Roberto Silveira, em frente ao Centro Comercial Costa Azul”, esclarece o secretário, acrescendo que as mudanças foram comunicadas anteriormente às cooperativas para garantir maior mobilidade à região.

Rua dos bancos terá área de estacionamento reduzida

Outra proibição que começa a valer a partir de segunda-feira é o estacionamento de veículos na Rua Ribeiro de Almeida. Segundo o secretário, será permitido parar apenas no lado esquerdo da via. “Essas medidas irão facilitar a movimentação de veículos e reduzir os congestionamentos nessa rua, que concentra as agências bancárias e grande parte do comércio do Centro”, destaca. Leandro ressalta também que as placas que informam a proibição de estacionamento já foram instaladas. “A sinalização já está feita e nossos agentes vão orientar os motoristas”, esclareceu o secretário.

Ainda segundo o secretário, está em fase de estudo a implementação de um estacionamento rotativo para solucionar a falta de vagas no Centro da cidade. “Muitos moradores param os veículos no Centro e vão de ônibus trabalhar em outras cidades. A ideia é estabelecer valores e tempo de uso das vagas”, declarou.

Mudanças no sentido de ruas

A partir de quarta-feira (07/08), a secretaria vai modificar o sentido de vias no Parque Eldorado para facilitar o acesso ao Centro, Araçatiba e Barra de Maricá. A Rua Comandante Homero de Queiroz da Silva, que começa próxima à ponte da Mumbuca, passará a ter sentido único em direção ao Centro (hoje a via é de mão dupla). Outra alteração é na Rua Aloísio Costa e Silva. A via terá sentido único da Rua Fernando Henrique Assunção (Rua do Canal) até a Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva (via do Colégio Cenecista). Para chegar até a Rua Alvares de Castro, os motoristas terão que seguir pela Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva e entrar na Rua Avilar Vicente da Silva.

Próximo à Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro, a secretaria também irá fazer mudanças no sentido de vias. Na Rua Vereador Antônio Luiz da Cunha serão instalados tachões ao lado de um posto de combustível para evitar que motoristas façam o retorno indevidamente. Com isso, a via terá sentido único da Rua Mário Fontoura (faculdade Severino Sombra) até o Centro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo