Notícias do EstadoPolicial

Novo comando na Polícia Militar do Rio

Coronel José Luís Castro é o novo comandante da PM. Oficial estava à frente do 1º Comando de Patrulhamento de Área. Ele assume no lugar de Erir Ribeiro da Costa Filho.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro está sob novo comando. O Coronel da José Luís Castro Menezes é o novo comandante. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (06) pela Secretaria de Segurança Pública.

Novo comandante da Polícia Militar do Rio. (Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia)
Novo comandante da Polícia Militar do Rio.
(Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia)

O novo comandante da PM já anunciou que irá suspender a anistia dada a policiais militares em casos de infrações leves e já definiu novos nomes dos chefes de Estado Maior Operacional, coronel Paulo Henrique de Morais, e de Estado Maior Administrativo, coronel Ricardo Pacheco.

Sobre a suspensão da anistia aos policiais, o comandante José Luís Castro disse em entrevista coletiva: “ – Vamos suspender esse ato porque a ideia é muito boa, mas nós vamos rever para que possamos estabelecer critérios objetivos visando dirimir qualquer dúvida em relação ao mesmo”, disse Castro.

Motivo da mudança

A mudança é mais política do que operacional, já que a imagem da polícia militar repercutida negativamente nas mídias colaborou para a queda de popularidade do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB).

O próprio Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame disse que a decisão de trocar o comando da PM partiu do “desgaste” provocado por medidas tomadas pelo ex-comandante, Erir Ribeiro da Costa Filho.

Foram diversos os casos em que o ex-comandante se “comportou mal”, como o desaparecimento de Amarildo; Falta de diálogo e a repressão da polícia com os manifestantes. O ex-comandante Erir Ribeiro também apareceu nos noticiários por utilizar uma viatura da PM na porta de sua residência na Baixada Fluminese enquanto assaltos aconteciam a poucos metros do local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo