Notícias de MaricáPolítica

Maricá: Deficiência na assessoria da Câmara prejudica democracia

Da redação | João Henrique – A Câmara Municipal de Maricá representa a população da cidade por meio dos vereadores. Um dos três poderes do Estado, o legislativo tem diversos deveres, dentre eles: o de fiscalizar o Poder Executivo, criar leis e votar o orçamento (quanto será gasto, por exemplo, no patrocínio para a Escola de Samba Grande Rio).

Tudo passa pelas sessões plenárias às segundas e quartas-feiras ‘sempre’ às 16h. O local apertado e pequeno, impossibilita que a população participe das sessões, pois os funcionários do legislativo e dos gabinetes dos vereadores também participam, reduzindo a poucas cadeiras para o público.

Maricá: Deficiência na assessoria da Câmara prejudica democracia. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Maricá: Deficiência na assessoria da Câmara prejudica democracia.
(Foto: João Henrique | Maricá Info)

Isso poderia não ser um problema, se assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Maricá funcionasse. A referida assessoria tem um papel fundamental na representatividade e para a consolidação de um estado democrático. O que se passa ali tem que ter o conhecimento popular.

A assessoria de imprensa da Câmara peca em não notificar aos veículos de comunicação social da cidade o que será votado, não dá atenção aos jornalistas e muito menos avisa sobre os eventos que acontecem ali na ‘Casa de Leis’, como a inauguração da ‘mostra’ da história do catolismo em Maricá que aconteceu na tarde desta terça-feira (13).

Acontece que a mídia é a mediadora entre os representantes e os representados. É a mídia quem leva ao conhecimento público as leis ali aprovadas que irão interferir na vida coletiva.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal pelo menos comunica sobre as inaugurações e dão informações que colaboram nas nossas matérias jornalísticas. Enquanto isso, a Câmara Municipal se isola e tenta esconder o que é aprovado ali, nas sessões, sem o debate de nenhum vereador, sem nenhum questionamento, não há diálogo, tudo é aprovado. Parece que vivemos em uma cidade em que não há problemas, porém, o problema já vem de dentro do poder legislativo municipal.

O próprio site da Câmara Municipal de Maricá que custou mais de R$1 milhão não é atualizado. Na página principal, a palavra é do ex-presidente da Câmara Luciano Rangel Jr. que foi vereador na legislatura passada.

Lá também não há informações sobre os novos vereadores e ainda traz informações erradas, além de o endereço não ser o oficial, mas sim, comercial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo