Maricá: Alunos participam da abertura dos Jogos Estudantis 2013

A Prefeitura de Maricá deu início nesta segunda-feira (26/08) aos Jogos Estudantis 2013, um dos eventos mais tradicionais do município e que este ano terá a participação de 3.500 alunos. Realizado pela secretaria municipal de Educação, com apoio de diversas secretarias, 32 escolas públicas e particulares participaram da abertura da competição na Praça Orlando de Barros Pimentel, que contou com a presença do vice-prefeito, e dos secretários municipais de Educação e de Esportes.

Apresentações de alunos, desfile das delegações e juramento dos atletas fizeram parte da programação da abertura. As competições seguem até o dia 13 de setembro.

Alunos em ato de abertura dos Jogos Estudantis 2013. (Foto: Fernando Silva)
Alunos em ato de abertura dos Jogos Estudantis 2013.
(Foto: Fernando Silva)

Para o desfile com a tocha da competição – um dos momentos mais emocionantes da cerimônia de abertura – foram convidados os alunos especiais da Escola Municipal Rynalda Rodrigues da Silva, que percorreram uma das vias de maior movimento da cidade, a Rua Ribeiro de Almeida. De mãos em mãos, a tocha seguiu até o centro da Praça Orlando de Barros Pimentel para o acendimento da pira e o início dos jogos. Em seguida, os alunos cantaram o Hino Nacional, com a participação da banda de percussão da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro. Além disso, houve a apresentação de alunas da ginástica artística da Escola Municipal Caic Elomir Silva.

Um dos momentos mais aguardados pelo público foi o desfile das 32 delegações participantes no entorno do anfiteatro da praça. Thifani Santos, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, estava entusiasmada com a sua primeira participação nos jogos. “Ouvia meu primo comentar e sempre tive vontade de participar. Agora chegou a minha vez e espero bons resultados”, disse a aluna, que está inscrita em três modalidades (handebol, futsal e natação). Para ela, os jogos foi uma excelente oportunidade para estimular um antigo sonho. “Gosto de handebol e praticava natação, mas meu desejo é seguir profissionalmente como jogadora de futsal”, destacou a aluna.

O aluno Paulo Eduardo Costa e parte da delegação da E. M. Cônego Batalha. (Foto: Fernando Silva)
O aluno Paulo Eduardo Costa e parte da delegação da E. M. Cônego Batalha.
(Foto: Fernando Silva)

Escolhido pela comissão organizadora para representar os alunos no juramento dos atletas, Paulo Eduardo dos Santos Costa, de 14 anos, aluno da Escola Municipal Cônego Batalha, irá participar na modalidade salto em distância. O desempenho do aluno durante o Programa Atleta na Escola, realizado pela rede municipal de ensino para estimular a prática de esportes entre os jovens, incentivou sua participação na competição. “Nunca tinha competido e não imaginava que poderia me sair bem. Por isso, me inscrevi. Treinei bastante e espero representar bem minha escola”, ressaltou o aluno.

Para o professor de Educação Física do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, Jorge Moura, a retomada da realização dos jogos estudantis tem um sabor especial. “Eu me recordo do início dos jogos na década de 80 quando eu participava como aluno. Mobilizava todas as escolas e era uma festa muito bonita. Estou muito feliz ao ver essa movimentação novamente”, ressaltou o professor.

A secretária de Educação Marta Quinan destacou a importância da competição para o desenvolvimento pedagógico e a integração social dos alunos. “Os jogos promovem a integração e o intercâmbio entre as escolas e alunos e isso é fundamental para o bom desenvolvimento do ser humano. Além disso, é uma excelente oportunidade para resgatarmos a história dessa competição tão importante para a nossa cidade”, declarou.

Jogos
Ao todo, serão disputadas 12 modalidades (basquete, corrida, salto, futebol society, futsal, handebol, natação, voleibol, vôlei de praia, queimado, xadrez e tênis de mesa) divididas em três faixas etárias: dos nove aos 11 anos; dos 12 aos 13 e dos 14 aos 16 anos. A competição reunirá 21 escolas municipais, sete particulares e quatro unidades estaduais.

Calendário
No dia 27/08, terça-feira, a partir das 9h, serão realizadas as provas de corrida, no Campo do Esporte Clube Maricá, e de salto, na Praia de Araçatiba (próxima a Pousada e Restaurante Jangadas). No dia 28/08, quarta-feira, serão realizadas também em Araçatiba, a partir das 9h, as competições de vôlei de praia e xadrez. Na quinta-feira, dia 29/08, serão realizadas a partir das 9h, as provas de natação no Complexo Esportivo Municipal (Avenida Roberto Silveira s/nº – Flamengo). No dia 30/08, sexta-feira, serão realizadas competições de queimado e tênis de mesa, a partir das 9h, no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel.

Alunos especiais da E. M. Rynalda Rodrigues da Silva percorreram uma das vias de maior movimento da cidade. (Foto: Fernando Silva | PMM)
Alunos especiais da E. M. Rynalda Rodrigues da Silva percorreram uma das vias de maior movimento da cidade.
(Foto: Fernando Silva | PMM)

Já na segunda semana do evento, no dia 02/09, segunda-feira, serão disputados os jogos de futebol society no Campo do Mangueirão (Estrada do Caxito s/nº – Itapeba). A partir do 03/09 até a final do evento (13/09) os jogos serão realizados no Complexo Esportivo Municipal, a partir das 9h: no dia 03/09 (terça-feira), serão disputados os jogos de basquete; nos dias 04 e 05/09 serão disputados os jogos de futsal masculino e no dia 06/09 (sexta-feira), será a categoria feminina do futsal.

Na última semana do evento, nos dias 09 e 10/09, serão realizados os jogos de handebol feminino; no dia 11/09 (quarta-feira), disputada a categoria masculina de handebol; no dia 12/09 (quinta-feira), voleibol e, encerrando a competição, no dia 13/09, disputados os jogos de futsal masculino.

 

Redação Maricá Info

Levamos até você um jornalismo crítico, com imparcialidade e independência editorial. Aqui você tem voz, participe! Envie sugestões de reportagem e denúncias para o nosso Whatsapp: (21) 99621-9049.

Um comentário em “Maricá: Alunos participam da abertura dos Jogos Estudantis 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline