EducaçãoNotícias de Niterói

Niterói terá a primeira escola pública bilíngue do Brasil

A cidade de Niterói passará a ter a primeira escola pública a ensinar em dois idiomas no Brasil. Trata-se do Ciep Brizolão 449 Governador Leonel de Moura Brizola, no bairro Charitas.

O colégio passará a lecionar também na Língua Francesa a partir de 2014. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de educação Wilson Risolia e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Prefeito de Niterói em reunião com representantes dos institutos. (Foto: Divulgação)
Prefeito de Niterói em reunião com representantes dos institutos.
(Foto: Divulgação)

O curso para Ensino Médio Intercultural Brasil-França será oferecido em horário integral e promove, ao longo dos três anos de duração, ações que tenham por objetivo específico desenvolver a proficiência na Língua Francesa. Desta forma, segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), ficam garantidas ações pedagógicas formais e não formais que possam contribuir no aprendizado do idioma, valorizando aspectos culturais e a interculturalidade.

Também participaram da reunião a reitora da Academia de Créteil, Florence Robine, e a adida de cooperação linguística do Consulado da França no Rio de Janeiro, Anne Ricordel. As duas instituições são parceiras no projeto.

Negociações

Conforme informações da Seeduc, em novembro de 2011, chefe da pasta, Wilson Risolia, e uma comitiva de professores da rede estadual visitaram a Academia de Créteil e conheceram colégios e internatos na França. A visita foi a convite da Embaixada Francesa e do Governo Francês. Na ocasião, foi assinado o acordo para a implementação do curso para Ensino Médio Intercultural Brasil-França.

Com informações: O Globo.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo