ItaipuaçuNotícias de Maricá

Drenagens em Itaipuaçu e São José beneficiam moradores

As chuvas durante a primavera e o verão vão deixar de ser um motivo de preocupação para quem vive em duas regiões específicas de Maricá, onde equipes da secretaria municipal de Obras realizam trabalhos de drenagem iniciados em agosto. Na localidade Marine, em São José do Imbassaí, manilhas e caixas de passagem estão sendo instaladas em diversas ruas próximas à Avenida Guarujá. No loteamento Vera Cruz, em Itaipuaçu, o escoamento feito para levar as águas pluviais para um córrego próximo já produz os primeiros resultados.

Obras de drenagem para evitar alagamentos. (Foto: Fernando Silva | PMM)
Obras de drenagem para evitar alagamentos.
(Foto: Fernando Silva | PMM)

A localidade Vera Cruz, mais baixa do que a área que a cerca, sempre foi conhecida pelo acúmulo de água das chuvas. A tubulação já instalada avança cortando a Rua 23 passa por um terreno particular (após entendimentos com o dono) até o final da Rua 15, que também já foi manilhada até a metade. A água desemboca num córrego cujo curso d’água vem da Estrada de Itaocaia Valley. A nova rede de drenagem terá, no total, cerca de 1,5 quilômetro e vai beneficiar, principalmente, o entorno das ruas 15 e 16. Segundo a secretaria de Obras, ambas serão pavimentadas ao final do trabalho e os primeiros efeitos nas intervenções já podem ser percebidos no local, onde praticamente não há mais acúmulo de água. “O escoamento está funcionando e vai melhorar ainda mais quando as duas ruas estiverem todas manilhadas”, garante o secretário Fernando Rodovalho.

Já no Marine, em São José de Imbassaí, os trabalhos se concentram na Rua Ibiapina e já chegaram ao trecho próximo à Rua Coruçá. A intervenção beneficia pelo menos dez ruas, entre elas Cananéia, Itapeva, Caciporé, Itamaracá e Itaúnas, todas no entorno da Estrada Real e da Avenida Guarujá – onde foi instalada no ano passado uma rede com tubos de grande porte. A região, uma bacia inteiramente cortada por pequenos córregos, é marcada historicamente por sucessivos alagamentos. “Essa realidade também começou a mudar e ainda não terminamos nosso trabalho”, observa Rodovalho, reforçando que a área será urbanizada na sequência.

Rua Itamaracá, no Marine, também recebe intervenções da prefeitura. (Foto: Fernando Silva | PMM)
Rua Itamaracá, no Marine, também recebe intervenções da prefeitura.
(Foto: Fernando Silva | PMM)

[Fonte: Site Prefeitura de Maricá].

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo