EducaçãoNotícias do Brasil

Enem será realizado neste final de semana em todo país

A um dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os inscritos devem ficar atentos ao horário e local de realização da prova. As informações estão no Cartão de Confirmação de Inscrição, que para a maioria chegou através dos correios e para outros que ainda não chegaram, podem vê-lo pelo site clicando aqui.

O horário merece atenção especial. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferente do da capital federal e os estudantes precisam acertar o relógio. É bom lembrar também que nos finais de semana é menor o número de ônibus e vans circulando.

Mais de 7 milhões de estudantes se inscreveram no ENEM 2013.
Mais de 7 milhões de estudantes se inscreveram no ENEM 2013.

Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas.

Amanhã (26), serão aplicadas as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, serão 90 questões e o estudante terá quatro horas e 30 minutos para fazer a prova e preencher o cartão de respostas.

Exercite a concentração antes do exame

Privações de sono, pesadas sessões de estudo e privação de lazer, mais atrapalham do que ajudam. Tente equilibrar uma rotina tranquila, do estudo ao lazer, alimentando-se corretamente, realize o exame bem consigo mesmo, sem ansiedade ou nervosismo.

DICA: Trabalhe a concentração! Essa tarefa começa antes da hora da prova. De acordo com o psicólogo Fernando Elias José, existem três tipos de exercícios para você trabalhar a sua concentração.

Exercícios físicos, aqueles de respiração e de exercícios simulados, semelhantes aos que são aplicados na hora da prova.

Para o psicólogo, para exercitar a respiração de maneira correta, é preciso puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca e respirar mais devagar, lentamente. Isso lhe ajuda a baixar o nível dos seus hormônios, fazendo com que você raciocine melhor e se concentre mais.

Exercícios físicos ajudam a atividade cerebral aumentar, e, consequentemente, aumenta a concentração.

Responder questões semelhantes às da prova, ajudam o estudante a se concentrar de uma maneira semelhante a que vai precisar na hora da prova, cita o psicólogo.

Redação

A redação será feita no domingo (4) e é sempre muito temida por diversos estudantes de todo o país, pois ela pode ser um grande diferencial na hora da prova.

Ela precisa ser obrigatoriamente um texto dissertativo e de argumentação, com pelo menos oito linhas e no máximo, trinta. Exige uma boa interpretação do tema proposto pelo exame e um bom conhecimento sobre a Língua Portuguesa.

DICA: Analisar atentamente os artigos de apoio e esboçar um esquema do texto antes de iniciar a redação ajudam a manter o foco na prova dissertativa.

Lembrando, o ENEM não cobra títulos na redação, cabe ao estudante utilizá-lo ou não.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo