EconomiaMeio AmbienteNotícias de Maricá

Maricá: Obras do porto estão previstas para começar neste ano

As obras do Terminal Ponta Negra (TPN), mais conhecido como o ‘Porto do Pré-Sal’, deverá começar as obras neste ano, segundo estimativas da empresa DTA Engenharia, que comprou a área para instalar o bilionário empreendimento.

Já espera-se um enorme impacto social e ambiental, já que, caso saia do papel, o Porto acabará com a praia de Jaconé e transformará a região que é turística em uma área portuária. É imensurável os danos que tal empreendimento pode causar ao meio ambiente e ao ecossistema da região, sem contar com a destruição das ‘Beach Rock’, pedras que guardam vestígios de cerca de quatro milênios.

Porém, o porto pode não sair do papel, pelo menos foi o que informou um dos assessores do prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), no começo de 2013.

Moradores dividem opiniões

As opiniões dos moradores do bairro Jaconé, em Maricá, são divergentes. Uns acham que o porto irá colaborar com o desenvolvimento da região, que sempre ficou esquecida por todos os prefeitos e poderá alavancar a melhoria dos serviços na região, principalmente os transportes.

Já outros moradores preferem a tranquilidade e as belezas naturais, e temem por perder a bela praia de Jaconé, refúgio de muitos veranistas e paraíso para surfistas que também reprovam o empreendimento.

Geoparque

O local faz parte do projeto Geoparque Costão e Lagunas, que se estende desde a praia de Jaconé, em Maricá, até o município de São João da Barra. Ele é o segundo da America Latina e já possui sinalização instalada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Fico pasmo quando vejo várias pessoas protetoras da natureza são todos demagogos, o ser humano fica sempre no segundo plano, eu conheço Jaconé há mais de 20 anos, os moradores consome água contaminada de esgoto devido as fossas fecais, essas mesmas pessoas jamais falaram alguma coisa, agora são contra o desenvolvimento, só podem serem oposição.
    Uma pergunta: aonde está a linda praia de Jaconé, este lugar não tem nada, (quiosque, esgoto, água canalizada, banco, restaurante, pousada etc…..)

Botão Voltar ao topo