O que faz um Deputado?

As eleições de 2014 já estão chegando e com elas virão muitos candidatos que nunca vimos antes. Eles são políticos profissionais e só aparecem em época de eleição para conquistar o que temos de mais precioso na democracia: o voto.

As eleições para Presidente da República; Governadores; Senadores; Deputados Federais e Estaduais pretendem ser mais acirradas do que as anteriores, pois o povo mostrou-se insatisfeito com a atual situação do Brasil.

Já sabemos o que faz o Presidente da República; o Governador; o Senador, mas afinal, o que faz um Deputado? Para esclarecer essa pergunta, convidamos Hélcio Ângelo, primeiro suplente de Deputado Estadual que ficou seis meses representando Maricá na Alerj.

Em entrevista exclusiva, Hélcio Ângelo também falou sobre o tempo em que foi o Deputado de Maricá e o que fez para a cidade, confira:

Primeiramente, gostaríamos de esclarecer o que faz um Deputado. Bom, um Deputado, seja ele Estadual ou Federal, deve legislar e manter-se como guardião da lei e dogmas institucionais, ou seja, criar e modificar leis para que beneficiem os cidadãos e garantam os seus direitos. O Deputado não tem o poder de governar, fazer obras, mas sim de propor e ser um canal entre os cidadãos e o poder público. Resumidamente, o Deputado Federal representa o povo na esfera federal e o Deputado Estadual na esfera do estado em que foi eleito.

Hélcio, você foi o Deputado de Maricá por seis meses. O que você fez para melhorar a qualidade de vida da população? Sinto muito orgulho em ter representado a cidade de Maricá durante esse período, na qual indiquei inúmeras prioridades que tentarei relatar resumidamente. Bom, vamos começar pela área da segurança, onde destinei todos os R$2 milhões da minha emenda parlamentar à construção do Batalhão de Polícia Militar para Maricá, além de ter indicado a instalação de uma Delegacia da Mulher na cidade, que não tem nenhuma e a sinalização da rodovia Amaral Peixoto (RJ106) do trecho do Km13 ao Km41 para melhorar a visibilidade. Além disso, fiz indicações de oito passarelas ao longo da rodovia, na qual já foram construídas a do Km 28,5 (Maminha de Ouro) e do Km15,5 (Inoã), e já está sendo erguida a do Km27 (Itapeba). Na área da Saúde, trouxe para Maricá o Tomógrafo Móvel do Estado, que realizou centenas de exames, indiquei também duas Clínicas da Saúde para a cidade (Uma em Ponta Negra e outra em Itaipuaçu) e pedi ao Governo do Estado a implantação de uma farmácia popular na cidade e de uma UPA 24 Horas em Ponta Negra. Na Educação, indiquei a instalação de uma Escola Técnica Estadual (ETE), de uma unidade do Programa Seja Profissional do CEDERJ e do Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

Como o senhor falou, o Deputado legisla para a causa da população. O senhor criou algum projeto de lei? Claro que sim, afinal, um Deputado tem o dever de criar leis, pois foi para isso que ele foi eleito. Vamos lá, especificamente para Maricá eu criei dois projetos de leis em seis meses de mandato. Um é o Projeto de Lei Nº1310/2012 que declara de Utilidade Pública a Associação Civil Cruz Vermelha Brasileira de Maricá/RJ e a outra é de maior importância ainda, pois trata do meio ambiente e do futuro da cidade. É o Projeto de Lei Nº1311/2012 que dispõe sobre a participação de entidades da sociedade civil organizada do município de Maricá nas discussões sobre o despejo dos efluentes do Comperj através do emissário submarino que vai ser implantado em Itaipuaçu.

Hélcio, então a função de um Deputado não é apenas criar leis? Não, o Deputado é o representante do povo e não deve ficar preso apenas a criar leis. Ele tem o direito de criar emendas e indicações legislativas para que o poder executivo possa sempre melhorar a vida da população.

Qual a importância de Maricá eleger um representante ao legislativo nas próximas eleições? A cidade precisar ter o seu representante na Alerj e na Câmara Federal, como dito anteriormente, o Deputado Estadual representa a população na esfera estadual e o deputado federal na esfera federal, levando as reivindicações e necessidades da população aos gestores eleitos para o Poder Executivo e criando leis estaduais e nacionais que beneficiem a população e que diminuam a lacuna entre o poder público e os eleitores.

A entrevista terminou com um bate-papo com Hélcio Ângelo, que informou que irá distribuir em breve a sua prestação de contas à população.

Redação Maricá Info

Levamos até você um jornalismo crítico, com imparcialidade e independência editorial. Aqui você tem voz, participe! Envie sugestões de reportagem e denúncias para o nosso Whatsapp: (21) 99621-9049.

Um comentário em “O que faz um Deputado?

  • 29 de janeiro de 2014 em 13:28
    Permalink

    O que faz um deputado?… (?!?!?!) … Hehehehe!!!… Precisamos responder?… Não saberia nem por onde começar!… Mas, dependendo do tamanho da quadrilha… Ooopsss!… digo: do ParTido “elles” podem fazer um tremendo estrago… Já outros são só um bando de “come-dorme” que só se prestam à marcar o PonTo… E, as vezes nem isto…!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline