Início Cultura Casa de Cultura de Maricá já abrigou cadeia pública

Casa de Cultura de Maricá já abrigou cadeia pública

Cultura de Cultura de Maricá (foto: João Henrique | MaricáInfo.com)

Da redação | João Henrique – Localizada na principal praça de Maricá, a Casa de Cultura funciona num antigo prédio de 1841 e conta a história da cidade através do Museu Histórico de Maricá no segundo andar.

A antiga construção foi tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico em 1985 e preserva o estilo neoclássico. Muitos não sabem que o atual prédio da Casa da Cultura já abrigou uma Cadeia Pública e a Casa de Câmara, onde se reuniam os vereadores.

As celas da Cadeia Pública ficavam no térreo, onde hoje ainda podem-se ver as grades em cor verde, reforçadas por fora. A edificação bem proporcionada segue os padrões das construções de Cadeias Públicas do século XIX. Sua construção foi iniciada no ano de 1836 e só terminou cinco anos depois, em 1841, a partir do projeto de autoria do engenheiro Júlio Frederico Koëler.

Objetos das fazendas históricas de Maricá também estão no Museu Histórico na Casa de Cultura.
Objetos das fazendas históricas de Maricá também estão no Museu Histórico na Casa de Cultura.

Hoje em dia a construção abriga a Casa de Cultura e o Museu Histórico de Maricá, que estão em obras de restauração. Até o final de 2014, toda semana, eventos culturais eram realizados pela Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Cultura. O local fica aberto das 9h às 17h de Segunda a Sexta (exceto dias em que há eventos) e a entrada é franca, mas só deverá reabrir após a conclusão das obras de restauração, que estão sendo realizadas desde o ano passado. No Museu Histórico de Maricá é possível conhecer objetos antigos, como o primeiro telefone da cidade, a primeira câmera e materiais utilizados nas fazendas históricas do município.

Siga-nos no Facebook:

Confira: http://www.marica.rj.gov.br/cultura/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui