Meio AmbienteNotícias de Maricá

Maricá: Ambientalistas criticam projeto do emissário submarino de esgoto

A audiência pública realizada na última quinta-feira (03) na casa de festas Palladon sobre o a implantação de um emissário submarino e terrestre para o transporte dos efluentes domésticos da região central de Maricá, durou cerca de 2h30 e teve a participação de ambientalistas, representantes da sociedade civil e membros do INEA e da Prefeitura de Maricá.

O projeto apresentado por Márcia Panno, que é a responsável pelo EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e pelo RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), foi criticado por ambientalistas, que disseram que o projeto tem o objetivo de peneirar o esgoto e jogar no mar.

De acordo com a engenheira Ana Paula de Carvalho, a audiência pública foi realizada com erros primários, como a não oficialização prévia do comunicado e convite ao Ministério Público Estadual e Federal, conforme o Art. 4º da Resolução Conema 35.

Algumas dúvidas surgiam de representantes da sociedade civil, que queriam saber onde seriam jogados os resíduos sólidos, já que a cidade não possui um aterro sanitário. Sobre este questionamento, o Subsecretario Estadual de Ambiente, Antônio da Hora, a cidade terá um consórcio, em local ainda não divulgado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo