Notícias de Maricá

Espraiado de Portas Abertas concorre ao prêmio de melhor projeto cultural do estado

Votação acontece até sexta-feira (11/04) no hotsite do concurso.

Ainda há tempo para votar no “Espraiado de Portas Abertas”, projeto de turismo rural realizado pela Prefeitura de Maricá, que concorre ao prêmio de Melhor Projeto Cultural do Estado. A eleição acontece até sexta-feira (11/04) pelo site do concurso (www.cultura.rj.gov.br/premio-de-cultura#vote7). Esta é a terceira edição do prêmio, que contempla iniciativas culturais de maior relevância e representatividade nos anos de 2012 e 2013.

O projeto de Maricá concorre pela região Metropolitana Leste, com cidades vizinhas como São Gonçalo, Niterói, Rio Bonito, Itaboraí e Tanguá. Caberá à comissão – integrada pela sociedade civil e servidores da Secretaria Estadual de Cultura – definir dois projetos dentre os dez indicados em cada localidade. As regiões Costa Verde, Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Centro Sul, Norte, Serrana, Metropolitana Rio, Metropolitana Baixada e Noroeste também participam do concurso. As indicações serão ainda submetidas ao voto popular, que premiará mais um concorrente de cada grupo, resultando em três ganhadores por região, sendo trinta premiados no total.

Realizado bimensalmente, o projeto Espraiado de Portas Abertas, temático em cada edição, apresenta o melhor das tradições locais por meio do artesanato com fibra de bananeira, pratos típicos, passeios rurais, shows musicais e apresentações de dança, entre outras atrações, com a participação de fazendas, ranchos, estabelecimentos comerciais e a comunidade do bairro ao longo dos sete quilômetros da estrada do Espraiado, recentemente asfaltada.

A premiação será realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, entre os dias 09 a 11 de maio. O evento será realizado ao longo de três dias por meio de uma grande mostra destacando as manifestações culturais do estado do Rio,​ reunindo apresentações de música, dança, teatro, jongo, caxambu, circo, folia de reis, artes visuais, gastronomia e artesanato.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo