Maricá 200 anosNotícias de Maricá

Confira a programação completa do aniversário de 200 anos de Maricá

Desfile cívico, exposição cultural e shows com artistas locais fazem parte da programação.

Além de shows com grandes nomes da música brasileira, a Prefeitura de Maricá programa uma série de atividades gratuitas para comemorar os 200 Anos de emancipação político-administrativa do município. Desfile cívico com a participação de alunos da rede municipal de ensino, exposição cultural, apresentações de artistas locais e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica fazem parte da programação que começa no dia 22/05 (quinta-feira) e segue até primeiro de junho (domingo).

22/05 – quinta-feira

Dando início às comemorações, no dia 22/05 (sexta-feira), às 9h, a Secretaria Municipal de Ambiente realiza o plantio de 200 mudas nativas de Mata Atlântica na Rua João Saldanha, entre as ruas 5 e 12, no bairro Barra de Maricá. Alunos de escolas municipais e idosos participantes das oficinas da Secretaria de Ações para Idosos plantarão espécies de ipê rosa e amarelo, pata de vaca, pitangueiras, aroeira e outras. A ação faz parte do projeto Maricá + Verde, lançado em março pelo prefeito, Washington Quaquá, e o vice-prefeito, Marcos Ribeiro, que tem objetivo estratégico de recuperar as áreas de preservação permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios.

Ainda no dia 22/05 (quinta-feira), às 20h, será o lançamento da exposição “Di Bonilho: Uma janela para o passado – Maricá 200 anos” no restaurante Caranguejo (Avenida Prefeito Ivan Mundin s/nº – bairro Boqueirão), promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer. A exposição traz obras nove telas do artista com reprodução de fotos de Maricá do século XIX. Di Bonilho estudou pintura na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, na Escola de Pintura Di Cavalcanti, Escola de Artes Cândido Portinari e História da Arte no Museu do Louvre, em Paris, França.

23/05 – sexta-feira

Às 9h, será o lançamento da pedra fundamental do campus da escola técnica do Instituto Federal Fluminense (IFF), próximo à Capela Nossa Senhora da Saúde, em Ubatiba. A cerimônia contará com a presença do reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira. A construção do campus na cidade é um compromisso do prefeito Washington Quaquá no sentido de qualificar os jovens de Maricá para o mercado de trabalho.

Um pouco mais tarde, às 19h, haverá uma edição do projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Sala Cult, em homenagem a cantora Elis Regina. A intérprete Dalva Alves, com participação especial de sua mãe Mirene Alves, faz um show especial com os maiores sucessos da cantora, como “Águas de Março”, “Nossos Pais” e o “Bêbado e a Equilibrista”. O evento será realizado no palco 200 Anos, montado na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Ainda nesse palco, às 21h, a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer realiza o “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com apresentação da banda de pop rock do projeto, composta pelos artistas Sidney Santos, Ricardo Pop, Bruno Bernner, Roberta Tílio, Ricardo Agura, Edy Baiano, Raul Palmeira, Gianne Mello, Paulo Lima (no baixo) e Pelé (na bateria). O objetivo do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” é incentivar os músicos locais.

Dia 24/05 – Sábado

A Secretaria Municipal de Assuntos Religiosos, em parceira com a AME (Associação de Ministros Evangélicos), realiza o “Maricá para Cristo”, a partir das 8h, com um café da manhã entre lideranças evangélicas e autoridades municipais no Projeto Vida Nova, em Itaipuaçu. Às 15h, será realizado o “Festival Canto de Todos os Cantos”, que vai revelar novos talentos do gênero evangélico. Ao todo, dez bandas locais e inéditas irão se apresentar na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel. Às 18h, haverá show com a banda Efésios e participação dos pastores Sérgio Luis de Sousa e Daniel Miguel.

Ainda no sábado, será a estreia do Circo Topetão aberto gratuitamente para alunos da rede municipal de ensino e para o público em geral. O show circense – composto por bonecos gigantes, trapezistas, palhaços, artistas sobre pernas de pau, malabaristas e outras atrações – estará disponível no município até o dia 30 de maio. O circo será montado na Rua Álvares de Castro, s/nº, em Araçatiba, (ao lado do prédio do Fórum). Com capacidade para 450 pessoas, as sessões serão realizadas no sábado e domingo, das 18h às 20h; e de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Dia 25/05 – Domingo

Já no dia 25/05, Dia Municipal do Evangélico, as festividades começam, às 9h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel e contará com a reunião de diversas igrejas evangélicas. Dando prosseguimento ao “Maricá para Cristo”, o evento contará com a palestra do pastor Marcelo Fraga, com a participação do Motoclube Águias de Cristo e também da cantora Fabi, finalista gospel do Programa Raul Gil.

Às 17h, será realizada uma edição especial do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, em homenagem ao cantor Nelson Gonçalves. A seresta será realizada na Praça Conselheiro Macedo Soares (berço do projeto). No mesmo horário, a Casa de Cultura exibe gratuitamente uma sessão especial destinada às crianças com a exibição de desenhos animados.

Dia 26/05 – Segunda-feira – Aniversário da cidade

No dia do aniversário da cidade (26/05), a programação começa bem cedo, às 6h, com alvorada festiva e participação da banda do CEM Joana Benedicta Rangel, desfilando no “Trem Bão” pelas principais ruas do Centro da cidade. Às 8h, será celebrada uma missa em Ação de Graças na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Com apoio da Secretaria Municipal de Assuntos Religiosos, a cerimônia eucarística será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, D. José Francisco Rezende Dias, e contará com a participação do Grupo Musical Alegria de Viver formado por alunos da Secretaria Municipal de Ações para Idosos.

Em seguida, a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Educação irá realizar o Desfile Cívico na Rua Domício da Gama (Centro), com a participação de 1.500 alunos da rede municipal de ensino. Com o tema “200 anos de Maricá”, cada unidade escolar participará com 30 alunos, exceto as unidades de Educação Infantil que participarão com 15 estudantes.

Diversas secretarias municipais irão prestar atendimentos gratuitos à população, das 9h às 15h, em estandes montados na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel. A Secretaria Municipal de Ambiente irá distribuir 200 mudas nativas da Mata Atlântica, como parte do projeto Maricá + Verde e Contador de Árvores. Com a participação das equipes do PESET (Parque Estadual da Serra da Tiririca), ONG Eco Vida e Disque Óleo, serão realizadas ações educacionais e recreativas, como distribuição de adesivos, informativos e atividades com crianças.

A Secretaria Municipal de Trabalho também estará presente, oferecendo serviços gratuitos para a população por meio das Caravanas do Trabalho e da Mulher. Os interessados poderão emitir 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho, buscar oportunidades de trabalho, informações sobre Seguro-Desemprego e se cadastrar no balcão de vagas para a região. Para a emissão da primeira e segunda via carteira de trabalho, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF e uma foto. Se for maior de 18 anos, é necessário apresentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS (retirado na agência do INSS). Já para o cadastro no balcão de emprego, o candidato deve apresentar a carteira de trabalho, RG, CPF, PIS e currículo atualizado, imprescindível para cadastrar o trabalhador de acordo com o seu perfil. Além disso, a Caravana da Mulher vai prestar serviços na área de artesanato e manicure.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde irá prestar diversos serviços como: distribuição de material informativo sobre acidente de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho; distribuição de panfletos com orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos oferecidos pela rede municipal; distribuição de folders com informações sobre prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, aleitamento materno, grupo de gestantes, planejamento familiar; orientações sobre higiene bucal, além de aplicação de flúor e distribuição de kit de escova e pasta de dente. Vinculado ao Programa Bolsa Família, a equipe da Secretaria de Saúde também irá fazer o acompanhamento de saúde (pesagem e medição e verificação do cartão de vacinação) dos beneficiados que recebem o benefício. A Secretaria de Saúde também irá disponibilizar vacina contra a gripe para todos aqueles que desejarem, sendo necessário apresentar identidade e cartão de vacinação. As outras vacinas somente serão aplicadas nas unidades de Saúde.

Ainda no dia 26/05, a Secretaria Municipal de Turismo irá realizar uma edição especial do projeto criado para resgatar a prática do ciclismo na cidade, o “Pedala Maricá”. A concentração será às 9h, na Ponte Marcos Antônio Siqueira Cardoso, no bairro Barra de Maricá, em direção ao Centro. Estão previstos mais de 40 ciclistas no circuito, que contará ainda com a participação de equipes das secretarias municipais de Segurança Pública, Transporte e Defesa Civil, para garantir a segurança dos participantes.

No palco 200 Anos, a Secretaria Municipal de Ações para Idosos também irá participar das comemorações de aniversário da cidade, às 11h, com apresentação de diversos tipos de dança: cigana, de salão, do ventre e criativa. Às 13h, haverá show do cantor Manhoso e, às 15h, será a apresentação da banda de pop rock do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com a participação dos artistas Jô Borges, Aldo Corrêa, Sidney Santos, Ricardo Pop, Bruno Bernner, Roberta Tílio, Ricardo Agura, Edy Baiano, Raul Palmeira, Gianne Mello, Paulo Lima (no baixo) e Pelé (na bateria). E, em seguida, às 18h, o projeto apresenta sua tradicional roda de samba.

27/05 – Terça-feira

A Secretaria Municipal de Cultura realiza, às 19h, o projeto Sala Cult – uma das iniciativas de maior sucesso na cidade nos últimos tempos – com os clássicos do poeta Chico Buarque de Holanda. O evento será no palco 200 Anos e contará com a participação dos cantores Ronaldo Valentim, Dalva Alves e o Grupo Amigos da Cultura. No palco principal, às 20h, será a apresentação da DJ Carol Sabá.

28/05 – Quarta-feira

Às 18h, na Casa de Cultura, será realizada uma edição especial do Cineclube Henfil com a exibição de quatro curtas-metragens com o tema “Maricá conta sua história”. Serão apresentados os documentários: “Debulhando Guando”, “Carnaval do Espraiado”, “Casa de Farinha do Espraiado” e “Casa de Farinha da Serra do Camburi”. No palco 200 Anos, às 19h, haverá a apresentação do Grupo “To Kerendo”.

29/05 – Quinta-feira

No palco 200 Anos, às 17h, será o lançamento do concurso Livre de Dança, aberto para quem tiver interesse em participar. A disputa tem como objetivo estimular a livre expressão da dança nas crianças, nos jovens e nos adultos do município de maneira espontânea. Às 19h, o cantor Rafael Caçula apresenta o melhor da música popular brasileira.

30/05 – Sexta-feira

Às 16h, será realizada no palco 200 Anos a oficina de desenho e apresentação de dança do SEARTE. Às 19h, os cantores do projeto Sala Cult irão apresentar músicas feitas especialmente para Maricá. Às 21h, será a vez da banda “Amakina” apresentar grandes clássicos do rock.

31/05 – Sábado

Às 17h, será realizada uma edição do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, direcionada ao samba com a apresentação dos cantores Gianne Mello, Raphael do Cavaco, Mirene Alves, Leandro Junnhyor, Baby do Cavaco e Adriano Pavarote e, às 20h30, será a vez da cantora Jô Borges apresentar o melhor da música popular brasileira.

01/06 – Domingo

Às 17h, haverá na Casa de Cultura uma sessão destinada para as crianças com a exibição de desenhos animados. No palco 200 Anos, às 17h, a Secretaria Municipal de Turismo realiza a edição comemorativa de dois anos do projeto “Samba di Boteco”, comandado pelo compositor Claudinho Guimarães e com a participação do “Grupo Samba di Malandro”.

Confira aqui a programação completa dos 200 anos da cidade. 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo