EventosNotícias de Maricá

Nando Reis, Rosa de Saron, Naldo e Michel Teló são as atrações da festa da padroeira de Maricá

A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de Maricá divulgou a nova programação de shows em comemoração ao Dia de Nossa Senhora do Amparo (15/08), padroeira de Maricá, que tem início no dia 14/08 (quinta-feira). No lugar de Frejat e Capital Inicial, como anunciados anteriormente, o público poderá conferir a apresentação dos artistas Nando Reis e Michel Teló, que se apresentam nos dia 14 e 17/08, respectivamente. A banda Rosa de Saron e Naldo permanecem no roteiro da festa, além de novena, missa e procissão. Os festejos serão realizados na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Os shows começam na quinta-feira dia 14/08, às 22h, com o cantor Nando Reis, ex-baixista do grupo de rock Titãs e atualmente um dos dez maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD (órgão que regula os direitos autorais no Brasil). Dentre suas composições, estão os sucessos “É uma partida de futebol” (sucessos gravados pelo grupo mineiro Skank); “Onde Você Mora?” (gravado pelo grupo Cidade Negra); “Do Seu Lado” (sucesso gravado pela banda Jota Quest); “O Segundo Sol” e “Relicário” (gravados por Cássia Eller). Hoje, com 30 anos de carreira, Nando Reis comemora as 25 mil cópias vendidas do DVD “Sei Como Foi em BH”, lançado no fim de 2013, pela primeira vez de forma independente sem estar vinculado a uma gravadora, após um intervalo de  três anos sem músicas gravar inéditas. Ao todo, acumula a produção de nove álbuns de outros artistas, como Cássia Eller e Jorge Ben Jor e o lançamento de 12 álbuns solo, acompanhado pela banda Os Infernais, formada por Felipe Cambraia (baixo e vocal), Diogo Gameiro (bateria e vocal), Alex Veley (teclados e vocal), Walter Villaça (guitarra e vocal) e conta com Gil Miranda e Hannah Lima no backing vocal.

Além da programação religiosa, no dia 15/08 (sexta-feira), feriado municipal em comemoração a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Amparo, serão realizados shows com cantores locais. Às 21h30, o compositor e intérprete Carlinhos Soares, autor da música do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, lança o CD que leva o mesmo nome da canção. E, às 23h30, será a primeira apresentação gratuita do cantor João Vitor. Com quase duas horas de duração, o show “Laços de Amor” contará um repertório composto por clássicos do samba e pagode, além de músicas próprias do cantor. 

No sábado, dia 16/08, às 17h, será a vez da banda católica de rock Rosa de Saron embalar o público. Pioneira do gênero no Brasil e um dos principais nomes da música cristã da atualidade, a banda foi formada em 1988 dentro do movimento de Renovação Carismática Católica, na cidade de Campinas, também conhecida por ser um dos precursores do White Metal católico no Brasil. Formada por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda, em 2010 e 2011, foi indicada ao Latin Grammy Awards, um dos prêmios mais importantes da música no mundo, o que consolidou ainda mais o grupo dentro da cena musical brasileira. Também em 2011, a convite da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil), apresentou-se na Jornada Mundial da Juventude em Madri, na Espanha, como representante oficial da juventude brasileira no evento. Com 26 anos de estrada e 13 discos lançados, possui mais de 150 mil acessos/mês no site oficial, 1,8 milhões de fãs no Facebook e mais de 15 milhões de views em seu canal do Youtube. Também alcança o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume. Apesar de todo reconhecimento e crescimento durante os anos, o objetivo do grupo continua o mesmo dos seus primeiros ensaios: fazer rock com qualidade, levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos.

Ainda no sábado, às 22h, a festa fica por conta do cantor, compositor e dançarino Naldo Benny, fenômeno pop que agitou o Brasil com os hits “Amor de Chocolate”, “Exagerado” e “Se Joga”. Adotando um estilo com influências do funk melody, pop, hip hop e dance pop, Naldo considera Chris Brown e Kanye West como suas influências musicais. Criado na favela Nova Holanda (subúrbio carioca), Ronaldo Jorge Silva formou, em 1996, dupla com seu irmão Lula e começou a cantar em eventos e bares.  Em 2005, a canção “Tá Surdo”, que contou com a produção de DJ Marlboro, estourou nas rádios e festas cariocas e de algumas outras cidades próximas. A nível nacional, o primeiro sucesso foi ”Como Mágica”, em 2007, que alcançou rádios de todo o país. Em 2008, a morte de seu irmão Lula (encontrado carbonizado em uma favela do Rio de Janeiro, depois de um mês desaparecido) pôs fim a dupla. No ano seguinte, iniciou seu primeiro trabalho solo, com o álbum “Na Veia” e, em 2011, foi a vez de lançar o álbum ao vivo “Na Veia Tour”, gravado durante um show realizado no Citibank Hall no Rio de Janeiro, que contou com o repertório de antigos sucessos, como “Chantilly”, “Me chama que eu vou”, “Meu corpo quer você”. Com o sucesso, em 2012, adotou o nome artístico Naldo Benny.

Encerrando a programação do sábado, às 23h40, será realizado o show de rock pop do Projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com a participação de diversos artistas locais.

A festa em homenagem à padroeira encerra no dia 17/08, a partir das 22h, com o show do cantor sertanejo Michel Teló, que se apresentará pela primeira vez na cidade. Cantor desde a infância,  aos 12 anos, tocava em um grupo de baile, em Campo Grande, chamado Guri. De 1997 a 2008 esteve à frente como vocalista do grupo sul-matogrossense Tradição, que deixou para lançamento de carreira solo. Graças ao estrondoso sucesso da música “Ai se te pego”, que, em 2011, alcançou a primeira posição na Espanha, em Portugal, Países Baixos, Bélgica, Suíça, Alemanha e Itália, Teló foi a décima pessoa mais acessada da Google Brasil. A música também bateu o recorde da canção brasileira com maior número de visualizações do Youtube, com mais de 500 milhões de acessos e, em 2012, foi a música mais vendida no mundo, segundo relatório divulgado pelo IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) com 7,2 milhões de cópias vendidas. Em 2012, Teló recebeu 17 indicações a prêmios e foi vencedor de cinco: o Troféu da Imprensa na categoria “Cantor do Ano”, TRL Awards e Prêmio de Melhores do Ano com “Melhor Música” e o Prêmio Multishow nas categorias “Mais Mais” e “Música-chiclete”, também com “Ai se eu te pego”. Em abril de 2013, venceu duas categorias (“Música do Ano” e “Música Pop do Ano” de um dos principais prêmios da musica latina, o Billboard Latin Music Awards, realizado em Miami. O cantor sertanejo ainda venceu na categoria de “Melhor Música Latina” (Top Latin Song) do Billboard Music Awards 2013. Atualmente , o cantor faz parte de um quadro “Bem Sertanejo”, do programa Fantástico, que  é uma série que conta a história da música sertaneja por meio de entrevistas, bate-papo e muita música com outras duplas e artistas do meio sertanejo. Em Maricá, o cantor apresentará o show “Balada Sunset”, que tem em seu repertório os sucessos “Amiga da Minha Irmã”, “Levemente Alterado” e “É Nois Fazê Parapapá”. Entre as românticas estão “Maria” e “Se Tudo Fosse Fácil”. Os sucessos “Ai Se eu Te Pego” e “Humilde Residência” também fazem parte do set list. A novidade é a música “Te dar um beijo”, recém-lançada por Michel. “Não vejo a hora de colocar a turma prá dançar e curtir o show. A expectativa é grande e tenho certeza que vamos nos divertir muito juntos”, declarou Teló.

Programação religiosa

As celebrações religiosas em homenagem à padroeira tiveram início no dia 06/08 (quarta-feira), com novenas diárias até a quinta-feira (14/08), sempre às 18h30 e seguidas de missas realizadas na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, no Centro. No dia 10/08 (domingo), serão celebradas três Santas Missas, às 7h, 10h30 e 19h (após a novena). Já no dia 14/08 (quinta-feira), às 19h, será a coroação de Nossa Senhora do Amparo. 

No dia em louvor à santa, 15/08 (sexta-feira), a programação começa cedo às 6h com alvorada festiva. Às 8h, 9h30 e 11h, serão celebradas santas missas na Igreja Matriz – a última delas presidida pelo arcebispo emérito de Niterói, Dom Alano Maria Pena. Às 15h, será celebrada Santa Missa; às 17h, haverá a Santa Missa dos romeiros presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias no interior da Igreja Matriz; e, logo após, a tradicional procissão pelas principais ruas do Centro da cidade com a participação de todas as capelas pertencentes à Paróquia Nossa Senhora do Amparo. No dia 16/08 (sábado), às 19h30, será celebrada Santa Missa. No dia 17/08 (domingo), serão realizadas quatro Santas Missas (às 7h, 10h30, 17h e 19h) e, às 12h, almoço da padroeira no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo.

A Paróquia de Nossa Senhora do Amparo foi criada em 12 de janeiro de 1755, como freguesia perpétua desmembrada da Paróquia de Santo Antônio de Sá. A sua primeira pedra foi lançada no dia 8 de dezembro de 1788 e inaugurada no dia 15 de agosto de 1802. Anualmente, no dia 15 de agosto, comemora-se a festa da Assunção da Virgem e o dia de inauguração da igreja.

Há um pouco mais de mês, a paróquia tem como pároco o Padre Ademar Ermilindo Pimenta, de 67 anos, que por dez anos esteve à frente da Matriz de São Gonçalo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo