Notícias de MaricáTrânsito

Prefeitura de Maricá muda trânsito mais uma vez no Centro

Retorno da Praça Conselheiro Macedo Soares foi reaberto nesta quarta
Dentro da proposta de avaliar os impactos das alterações feitas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes no Centro de Maricá, e com base nos primeiros retornos já recebidos, a Prefeitura já definiu alguns pontos onde as mudanças realizadas serão submetidas a algum tipo de adequação. Atendendo à avaliação dos técnicos e a sugestões da população, a Prefeitura fez novas alterações no trânsito do Centro de Maricá nesta quarta-feira (13/08). A principal modificação foi a reabertura do retorno da Praça Conselheiro Macedo Soares (sede da Secretaria Municipal de Turismo) em direção a Rua Ribeiro de Almeida – a via estava bloqueada desde junho com a implantação do sistema binário, mas a mudança acabou gerando mais retenções. Essa semana, a administração municipal iniciou uma pesquisa de opinião com os moradores e motoristas (nas ruas e nas redes sociais) para melhorar o trânsito na cidade.
O estacionamento da Rua Domício da Gama, próximo ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal também foi revisto. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes instalará placas com vagas a 45º, substituindo as de 90º (transversais à calçada), no lado esquerdo da via em frente à loja de rações. “As vagas de 45º ocupam menos espaço na rua e os motoristas tem melhor visão dos demais veículos durante as manobras”, explica o secretário Leandro Costa. Do outro lado da via, onde hoje é proibido parar, e onde funciona uma clínica, embarques e desembarques passarão a ser permitidos. Em julho, a Prefeitura havia proibido o estacionamento no lado direito da Rua Domício da Gama para evitar congestionamentos naquele trecho.
A secretaria ainda fará a sinalização horizontal, com tachões, além das placas já instaladas, na Rua Clímaco Pereira que, desde julho, deixou de ser mão dupla entre as ruas Domício da Gama e Padre Arlindo Vieira. “Alguns condutores não estão respeitando as sinalizações e insistem em entrar à esquerda, na contramão, em vez de seguir o traçado correto”, declarou o secretário. “Eles infringem as leis de trânsito e também podem causar acidentes”, completou. Desde julho, quem trafega pela Rua Domício da Gama (via do hospital) segue, obrigatoriamente, até a Rua Padre Arlindo Vieira (rua do convento) e retorna na Rua Clímaco Pereira ou segue em direção ao bairro do Flamengo e Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).
A terceira intervenção acontecerá na Rua Alferes Gomes (via do futuro Centro de Cultura Henfil), na esquina com a Avenida Nossa Senhora do Amparo. Neste trecho, a secretaria pintará a pista (o chamado “zebrado”) antes do ponto de táxi, para impedir que motoristas estacionem no cruzamento, evitando congestionamentos e acidentes.
O programa de mobilidade urbana, que inclui as mudanças no trânsito do Centro da cidade, continuarão passando por readequações a partir das informações que a pesquisa junto à população reunir. Quem quiser participar pode enviar as sugestões, através da página oficial da Prefeitura no facebook (www.facebook.com/prefeiturademarica). Funcionários do município também percorrerão as ruas do Centro fazendo pesquisa e colhendo opiniões e sugestões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo