Notícias de Maricá

Maricá: Índios recebem Cartão Mumbuca

Moeda social vai beneficiar cerca de 90 membros de duas comunidades indígenas da cidade, localizadas em Itaipuaçu e São José de Imbassaí

O programa Moeda Social Mumbuca chegou às duas comunidades indígenas instaladas em Maricá. O secretário municipal de Direitos Humanos, Miguel Moraes, esteve com sua equipe nas aldeias Mata Verde Bonita, em São José de Imbassaí, e Sítio do Céu, em Itaipuaçu, e entregaram 89 cartões aos índios que nelas vivem, todos já com a primeira carga de 85 mumbucas (equivalentes a R$ 85).

De acordo com o secretário, a inclusão dos indígenas no programa já havia sido uma determinação do prefeito Washington Quaquá. “Foi preciso aguardar um pouco mais para virmos até eles porque havia alguns deles com problemas de documentação. Tão logo resolvemos isso, viemos entregar os cartões”, afirmou Miguel Moraes, que deu ainda orientações aos moradores sobre a utilização dos créditos do cartão.

Índios recebem cartão cumbuca, moeda social de Maricá. (foto: Divulgação)
Índios recebem cartão cumbuca, moeda social de Maricá. (foto: Divulgação)

Na aldeia Mata Verde Bonita, foram entregues 63 cartões com senhas para o índios. “Vai ajudar bastante a comprar comida”, celebrou Juliana da Silva, de 22 anos, mãe de dois meninos. Um dos líderes da comunidade, Darci Tupã, disse que a chegada do programa é um grande avanço para eles. “Para nós é um grande salto de qualidade. Estamos vendo aqui em um ano e meio o que não tivemos nos últimos 500 anos”, exaltou ele, que tem 34 anos.

De lá, o grupo partiu para a aldeia Sítio do Céu, que fica na encosta do loteamento Morada das Águias, próximo ao Barroco, e onde foram entregues 26 cartões. Os membros da comunidade também receberam kits com roupas e alimentos. “Tem dias que a gente precisa comprar remédios e isso vai ajudar bastante”, disse Vanderlei Silva, um dos líderes da comunidade. “Será ótimo, uma grande ajuda”, garantiu Márcia da Silva, de 19 anos, mãe de um menino de 3 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo