Notícias de MaricáTrânsitoTransporte

Em Maricá, agentes de trânsito iniciam campanha educativa

Ação deverá durar cerca de um mês. Depois disso, carros irregulares serão multados e rebocados para o novo depósito, em São José de Imbassaí

Agentes da Secretaria de Segurança Pública de Maricá iniciaram nesta quarta-feira (05/11), uma campanha educativa para orientar motoristas sobre regras do trânsito, que vão desde o estacionamento correto até o volume de uso de som automotivo em diversas regiões da cidade. No primeiro dia, os grupos se concentraram nas praças Orlando de Barros Pimentel e Conselheiro Macedo Soares, ambas no Centro, onde foram distribuídos panfletos e dadas orientações e advertências aos motoristas. O trabalho deve durar aproximadamente um mês e os agentes estarão nas ruas de segunda a sexta-feira.

Depois desse prazo, os carros em situação irregular serão multados e rebocados para o Pátio Legal, o novo depósito municipal que funcionará na altura do Km 22 da RJ-106, sentido Niterói, em São José de Imbassaí. Os reboques que serão utilizados nas operações também estarão nas ruas durante a campanha, para a população conhece-los. 

Quem recebeu os panfletos aprovou a ação. “Acho válido instruir os motoristas, porque tem muita gente fazendo besteira nas ruas enquanto nós, que andamos certinho, acabamos prejudicados”, desabafou o funcionário público Reinaldo da Silva, morador de Araçatiba. Já a comerciante Rita de Cássia Cunha reclamou dos carros com som muito potente, cujos donos os acionam em alto volume. “Tenho um quiosque na praia e meus clientes sempre reclamam desse som muito alto. Isso incomoda muito também aos moradores, e todo fim de semana tem vários deles na praia”, contou ela.

Outro grupo de agentes circulou por algumas ruas do Centro e colou adesivos de advertência nos carros em situação irregular. O dono de um desses carros, advertido por estacionar numa área de carga e descarga na Rua dos Quintanilhas, levou um susto quando se aproximou do veículo minutos depois. Depois de ser informado de que não estava sendo multado e que se tratava de uma campanha educativa, o empresário Bergson Bezerra também se declarou favorável à ação. “Acabamos incorrendo em erros como esse porque muita gente também não respeita as leis de trânsito e nos deixa sem opção. Espero que os motoristas assimilem o que está sendo mostrado aqui”, disse ele.

A campanha começou cerca de quinze dias depois da formatura de 40 novos agentes municipais em um curso sobre legislação de trânsito, ministrado em setembro. “Nosso intuito é somente lembrar aos motoristas coisas que, no fim das contas, todos eles já sabem, que são as regras que fazem parte da rotina de todos eles e que devem ser respeitadas. Após o ato educativo, porém, vamos começar a punir”, reforçou o subsecretário de Segurança Pública, Luiz Alberto Santos, acrescentando que a população pode denunciar irregularidades de trânsito através do telefone 2637-8737.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo