Niterói celebra 441 anos com Mart’nália, Dudu Nobre e Cidade Negra

Niterói celebra 441 anos com Mart’nália, Dudu Nobre e Cidade Negra

O aniversário de Niterói é no dia 22 de novembro, mas a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói-FAN, vai promover uma ampla e diversificada programação para comemorar os 441 anos do município durante todo o mês. 

“Este ano não estamos comemorando somente o aniversário de Niterói, mas também os dois anos de vitória dentro da atual gestão da prefeitura. Com um casting de primeira linha, vamos celebrar a nova idade em toda a cidade, mostrando o quanto é importante a inclusão e a união de todos os cidadãos niteroienses”, afirma o secretário Municipal de Cultural, Arthur Maia. 

A celebração vai contar com cinco grandes shows em diferentes regiões do município (Mart’nália, Cidade Negra, Dudu Nobre, Frejat e Zeca Baleiro com Jorge Vercillo); uma Tomada Cultural com variadas atividades artísticas no Campo de São Bento; Feira gastronômica; arte nas ruas; lançamentos; dança; exposições; circo; música; arte urbana; teatro; Food Truck no Teatro Popular; e a inauguração de um complexo cultural e esportivo, em Jurujuba, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Niterói, resultado de uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e a Prefeitura. 

“A celebração dos 441 anos da cidade será uma forma de coroar o compromisso do governo com todos os moradores da cidade. Vamos ter festejos em todos os bairros de Niterói. Isso mostra a amplitude da cultura no município, que só tem a ganhar com essa expansão. Fecharemos o ano de 2014 com chave de ouro, grandes realizações no campo cultural e no governo como um todo”, afirma André Diniz, presidente da FAN. 

Confira alguns destaques: 

Entre 7 e 16 de novembro, das 11h às 20h, a cidade vai se tornar a capital nacional do teatro, com a realização da sétima edição do NITERÓI EM CENA, um dos maiores festivais do país, que acontecerá no Teatro Popular Oscar Niemeyer. 

No dia 14 de novembro, haverá o espetáculo “UM NÃO SEI QUE, QUE NASCE NÃO SEI ONDE”, com texto jamais encenado de Maria Jacintha e direção de Leonardo Simões, no Teatro Municipal de Niterói. Entrada franca. 

No sábado, dia 15, das 9h às 18h, será realizada a 2ª Edição da TOMADA CULTURAL DO CAMPO DE SÃO BENTO, com atrações para todas as idades e gostos. Além da tradicional feira de artesanato, haverá teatro infantil, música, artes plásticas e literatura. 

A cantora MART’NÁLIA abre a série de shows programados pela Prefeitura de Niterói, em comemoração ao aniversário da cidade, no dia 15. O show será na orla de Piratininga, a partir das 17h. 

O reggae, com influências do soul e do pop rock, da banda CIDADE NEGRA celebra os 441 anos do município e encerra a 1ª Semana da Juventude de Niterói, no dia 16, às 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. 

Também no dia 16, o evento CARDÁPIO HIP HOP vai reunir diversas atividades relacionadas à cultura urbana, a partir das 15h, na Praia de Piratininga. 

Na segunda-feira, dia 17, a cidade vai ganhar um presentão. Será inaugurado um grande complexo cultural e esportivo, em Jurujuba, o Centro de Artes e Esportes Unificados de Niterói – CEU ISMAEL SILVA, resultado de uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e a Prefeitura de Niterói. Na ocasião, às 19h30, haverá apresentações musicais no local. 

O dia 19 será dedicado ao programa ARTE NA RUA. Com início às 17h, a edição especial do projeto promoverá várias apresentações artísticas distribuídas por Icaraí. Já às 19h, o projeto PALCO NITERÓI DISCOS reúne alguns dos artistas que já gravaram pelo Selo para celebrar o aniversário da cidade, no Solar do Jambeiro. 

Entre as novidades este ano, está a realização da feira gastronômica CHEFE DE FAMÍLIA, que acontecerá de 20 a 30 de novembro, no Campo de São Bento, a partir das 12h, com palestras, shows musicais, tendas gastronômicas e contará com o quadro “Cozinha Show”, onde sete convidados, entre chefes de restaurantes e acadêmicos de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá darão aulas sobre como preparar bons pratos. E mais, com a ajuda de parceiros como a Sebrae e a Ambev, a Feira também oferecerá aulas com nutricionistas. 

No dia 22 de novembro, sexta-feira, dia do aniversário de Niterói, a celebração começa a partir das 9h, com uma MISSA SOLENE, na Igreja São Lourenço dos Índios, que também receberá, em seu pátio a BANDA MUNICIPAL SANTA CECÍLIA, o CORAL DA CLIN e a FEIRA DE ARTESANATO DE NITERÓI. 

Também no dia 22, às 18h, o samba do compositor DUDU NOBRE anima a comemoração dos 441 anos do município, no Largo São Jorge – Engenhoca, na Zona Norte da cidade. 

Como parte das comemorações, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói firma parceria inédita com o Balé do Teatro Guaíra, de Curitiba, um dos mais importantes do Brasil. Juntas, as companhias vão apresentar, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a partir das 20h30, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, dois shows com coreografias que têm como temática a tradição. O BALLET GUAÍRA vai encenar “SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA”, já a CIA DE BALLET DE NITERÓI vai mostrar a inédita produção “CASA DE CARII”. 

Nos dias 22, 23, 29 e 30, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe, pela primeira vez na cidade, o evento FOOD TRUCK, a nova tendência gastronômica urbana, sucesso em cidades como São Paulo e Nova York. Serão 11 trailers – verdadeiros restaurantes ambulantes – e mais 12 estandes que vão oferecer desde culinária italiana, mexicana até comida orgânica, judaica, cafeterias e doces. O evento terá entrada gratuita e funcionará das 13h às 23h, na área externa do Teatro. A banda Zambalo, com o repertório que varia entre o Jazz e MPB, vai animar o local sempre a partir das 19h. 

Dando sequência aos shows comemorativos, a Prefeitura Municipal vai trazer mais um grande nome da música nacional para a orla de São Francisco, no dia 23. Desta vez será o cantor FREJAT. O espetáculo será aberto, às 17h, pela banda “Suricato”. 

No dia 29, sábado, os principais grupos de dança da cidade vão participar da MOSTRA DE DANÇA DE NITERÓI, a partir das 18h, na Praia de Piratininga. Também neste dia, às 17h, será lançado no MAC o catálogo “CURANDO 3”, terceira edição do catálogo da Sala José Cândido de Carvalho, com o registro de mais de 60 mostras. 

E para encerrar o mês festivo, no dia 30, domingo, haverá um grande show reunindo dois grandes artistas da música brasileira: ZECA BALEIRO e JORGE VERCILLO, às 17h, na Praia de Piratininga. 

Programação completa

07 a 16/11 (sexta e domingo) 

– TEATRO: “Niterói em Cena” – A cidade vai se tornar a capital nacional do teatro, com a realização da sétima edição do NITEROI EM CENA, um dos maiores festivais do país, que acontecerá no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Aproximadamente 400 Grupos de várias partes do Brasil e até da Argentina encaminharam seus trabalhos para a seleção em 4 categorias: Cena Curta Adulta, Cena Infanto-Juvenil, Prêmio Dramaturgia e a Mostra Não Competitiva Peça Adulta, que acontece pela primeira vez. Consulte a programação completa no site www.niteroiemcena.com.br 

Teatro Popular Oscar Niemeyer 

14/11 (sexta-feira) 

– TEATRO: “Um não sei que, que nasce não sei onde” – Primeira encenação da peça de Maria Jacintha. Direção de Leonardo Simões. A busca por um livro suspeito é pretexto para a violência do Estado, com prisões arbitrárias, torturas e morte. Alguns presos sobrevivem na esperança de liberdade, igualdade e fraternidade. 

20h | Gratuito 

Teatro Municipal de Niterói 

15/11 (sábado) 

– DIVERSOS: “Tomada Cultural” – A 2ª Edição da Tomada Cultural do Campo de São Bento contempla diversas áreas artísticas no local, com atrações para todas as idades e gostos. Além da tradicional feira de artesanato, haverá teatro infantil, música, artes plásticas e literatura. 

8h às 19h | Gratuito 

Campo de São Bento 

– ESPORTES: Eventos de esporte e lazer 

8h às 12h | Gratuito 

Praia de Piratininga 

– SHOW: Mart’nália em Piratininga – Abrindo a série de shows programados pela Prefeitura de Niterói, em comemoração ao aniversário da cidade, a cantora e compositora Mart’nália se apresenta na orla de Piratininga. 

18h | Gratuito 

Praia de Piratininga 

16/11 (domingo) 

– DIVERSOS: Bicicletorama – Venha participar desse interessante circuito. 

10h às 17h | Gratuito 

Pátio – Museu de Arte Contemporânea 

– ESPORTES: Eventos de esporte e lazer 

8h às 12h | Gratuito 

Praia de Icaraí 

– SHOW: Cidade Negra no Teatro Popular – O Reggae, com influências do soul e do pop rock, da banda Cidade Negra celebra os 441 anos do município e encerra a 1ª Semana da Juventude de Niterói. A abertura será com a banda “Os Clodoaldos”. 

18h | Gratuito 

Teatro Popular Oscar Niemeyer 

– DIVERSOS: Cardápio Hip Hop – Vai reunir diversas atividades relacionadas à cultura urbana. Oficinas, palestras, apresentações de MC’s e grupos de Rap, além de uma batalha de improviso fazem parte desse cardápio. 

16h | Gratuito 

Praia de Piratininga 

– CINEMA: Cine- Extra – Exibição do filme “Até que a sorte nos separe” 

19h | Gratuito 

Praça de Santa Bárbara 

v style=’color:red; font-size:13px;’>17/11 (segunda-feira) 

INAUGURAÇÃO: Será inaugurado um grande complexo cultural e esportivo, em Jurujuba, o Centro de Artes e Esportes Unificados de Niterói – CEU ISMAEL SILVA, resultado de uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e a Prefeitura de Niterói. Na ocasião, haverá apresentações musicais. 

19h30 | Gratuito 

Jurujuba 

19/11 (quarta-feira) 

– MÚSICA: Palco Niterói Discos – O projeto que reúne artistas que já gravaram pelo Selo Niterói Discos terá uma edição especial para celebrar o aniversário da cidade. 

19h | Gratuito 

Solar do Jambeiro 

– DIVERSOS: Arte na Rua Especial apresenta “Show de Mágica Alto Astral” – O mágico e ilusionista Leandro Legal faz performance de clown com números feitos só em grandes circos como a “Cabine dos Espíritos” e a “Mesa que Levita”. 

17h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Mariz e Barros – Icaraí 

– MÚSICA: Arte na Rua Especial apresenta “Forró de Rabeca” – O quarteto vai apresentar músicas clássicas, trilhas de cinema e ritmos árabes e africanos. 

18h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Mariz e Barros – Icaraí 

– MÚSICA: Arte na Rua Especial apresenta “Choro Jazz” – O guitarrista e compositor, Ademir Cândido faz show de choro mesclado ao jazz, em repertório autoral. 

19h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Mariz e Barros – Icaraí 

– CIRCO: Arte na Rua Especial apresenta “Circo de Bolso” – Os palhaços Rogê e Bicudo fazem mostram um espetáculo circense de ilusionismo, aliado a humor e interatividade. 

17h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Belisário Augusto- Icaraí 

– MÚSICA: Arte na Rua Especial apresenta “Trompete Jazz” – O trompetista, compositor e arranjador, Wellington Siqueira faz show instrumental de jazz. 

18h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Belisário Augusto – Icaraí 

– MÚSICA: Arte na Rua Especial apresenta “Gustavo Dvoran e Ricardo Giesta”- Os músicos vão apresentar composições próprias e releituras instrumentais e vocalizadas de obras imortalizadas por artistas como Santana, Eric Clapton e Steve Miller Band. 

19h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Belisário Augusto – Icaraí 

– CIRCO: Arte na Rua Especial apresenta “Tormentas e Piruetas” – O espetáculo circense traz a dupla Madame Tormenta e Magueta Pirueta, que vai mostrar um jogo cênico, repleto de movimentos corporais e acrobacias. 

17h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Lopes Trovão – Icaraí 

– MÚSICA: Arte na Rua Especial apresenta “Bluestrupício do Mato” – O músico Cidão Mascarenhas se transforma no homem banda e toca, ao mesmo tempo, vários instrumentos, como guitarra, pandeirola, maleta-bumbo, campainha, entre outros. 

18h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Lopes Trovão – Icaraí 

– MÚSICA: Arte na Rua Especial apresenta “Daniel Santos no Choro” – O uruguaio Daniel Santos realiza show instrumental ao som do saxofone tenor, soprano e violão 7 cordas. O repertório inclui diversos ritmos como jazz, clássico, tango e outros estilos latinos. 

19h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Lopes Trovão – Icaraí 

– CIRCO: Arte na Rua Especial apresenta “A Mágica do Riso” – O palhaço Tchesco Villares faz espetáculo de malabares e de equilibrista, ao criar versões inéditas de velhos truques do circo. 

17h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Miguel de Frias- Icaraí 

– MÚSICA: Arte na Rua Especial apresenta “Lina Bastos” – A artista faz show acústico cantando o melhor da música nacional e internacional. 

18h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Miguel de Frias – Icaraí 

– MÚSICA: Arte na Rua Especial apresenta “Defolks” – Sucessos de Rolling Stones, Jimi Hendrix, Ramones e Bad Religion estão no repertório da banda, que fará releituras de clássicos do rock e do punk, dos anos 60 e 70, em estilo Folk. 

19h | Gratuito 

Esquina da Rua Moreira César com Miguel de Frias – Icaraí 

20 a 30/11 

– GASTRONOMIA: FEIRA GASTRONÔMICA: CHEFE DE FAMÍLIA 

O evento vai reunir palestras, shows musicais, tendas gastronômicas e com o quadro “Cozinha Show”, onde sete convidados, entre chefes de restaurantes e acadêmicos de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá darão aulas sobre como preparar bons pratos. E mais, com a ajuda de parceiros como a Sebrae e a Ambev, a Feira também oferecerá aulas com nutricionistas. 

12h | Gratuito 

Campo de São Bento – Rua Gavião Peixoto, s/n, Icaraí- Niterói 

22/11 (sábado) 

– ESPORTES – Eventos de esporte e lazer 

8h às 12h | Gratuito 

Horto do Barreto 

– DIVERSOS: A Igreja São Lourenço dos Índios celebra o aniversário da cidade, com missa solene, às 9h, e também, abre o seu pátio para ser palco da Feira de Artesanato de Niterói e dos shows da Banda Municipal Santa Cecília e do Coral da Clin. 

9h| Gratuito 

Igreja São Lourenço dos Índios- São Lourenço 

– SHOW: Dudu Nobre na Engenhoca – O samba do compositor Dudu Nobre anima a comemoração dos 441 anos de Niterói, na Zona Norte da cidade. 

18h | Gratuito 

Largo São Jorge – Engenhoca 

22 e 23/11 (sábado e domingo) 

– DANÇA: Ballet Teatro Guaíra em Niterói – A Cia de Ballet Guaíra, de Curitiba, uma das maiores do país, apresenta o espetáculo “Sagração da Primavera”, como convidada da Cia de Ballet da cidade de Niterói. 

20h30 | Gratuito 

Teatro Popular Oscar Niemeyer 

22, 23, 29 e 30 (sábado e domingo) 

– GASTRONOMIA: FOOD TRUCK NO TEATRO POPULAR 

Nos dias 22, 23, 29 e 30, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe, pela primeira vez na cidade, o evento FOOD TRUCK. A nova tendência gastronômica urbana, sucesso em cidades como São Paulo e Nova York. Serão 11 trailers – verdadeiros restaurantes ambulantes – e mais 12 estandes que vão oferecer desde culinária italiana, mexicana até comida orgânica, judaica, cafeterias e doces. O evento terá entrada gratuita e funcionará das 13h às 23h, na área externa do Teatro. A banda Zambalo, com o repertório que varia entre o Jazz e MPB, vai animar o local sempre a partir das 19h. 

13h às 23h | Gratuito 

Teatro Popular Oscar Niemeyer 

23/11 (domingo) 

– ESPORTES – Eventos de esporte e lazer 

8h às 12h | Gratuito 

Largo da Batalha 

– SHOW: Frejat em São Francisco: Dando sequencia aos shows para comemorar o aniversário de Niterói, a Prefeitura Municipal, vai trazer mais um grande nome da música nacional para a orla de São Francisco. O show será aberto pela banda “Suricato”. 

18h | Gratuito 

Praia de São Francisco 

29/11 (sábado) 

– DANÇA: Mostra de Dança de Niterói – Apresentação dos principais grupos de dança da cidade, de diferentes estilos. 

18h | Gratuito 

Praia de Piratininga 

– DIVERSOS: Lançamento do catálogo “CURANDO 3”, terceira edição do catálogo da Sala José Cândido de Carvalho, com o registro de mais de 60 mostras. 

17h | Gratuito 

Museu de Arte Contemporânea de Niterói 

30/11 (domingo) 

– SHOW: Zeca Baleiro e Jorge Vercillo em Piratininga – Fechando as comemorações pelos 441 anos de Niterói, os cantores e compositores Zeca Baleiro e Jorge Vercillo mostram toda musicalidade da MPB na Praia de Piratininga, em evento promovido pela Prefeitura de Niterói. 

18h | Gratuito 

Praia de Piratininga

Segurança MaricáMaria da Praça Marica