Notícias de MaricáPolítica

Prefeito de Maricá convoca manifestação e não comparece

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT) convocou o povo para uma manifestação em favor da autarquia municipal Empresa Pública de Transportes (EPT) para a manhã deste sábado, após empresários do transporte coletivo tentar impedir na justiça a circulação na cidade dos ônibus com tarifa zero. A 5ª Vara Civil da Comarca de São Gonçalo não aceitou o pedido.

O ‘protesto’, que reuniu pouco mais de 200 pessoas e alguns políticos da cidade como o vice-prefeito Marcos Ribeiro (PT), a Deputada Estadual eleita Rosângela Zeidan (PT), o Deputado Federal eleito Fabiano Horta (PT) e o novo presidente da Câmara, vereador Chiquinho (PT).

Em um trio elétrico no terminal rodoviário do Povo de Maricá, os políticos defenderam a empresa pública e enalteceram os serviços prestados à população. O vereador e Deputado Federal eleito, Fabiano Horta pediu ao povo para ir para as ruas defender o transporte ‘gratuito’. “Estive como presidente da Câmara de Vereadores e encontrei esse projeto engavetado pela gestão anterior. Votamos e hoje a empresa é uma realidade, mas precisamos lutar contra a máfia do transporte público que é muito forte e precisamos da ajuda de todos.” Disse Horta.

O próprio prefeito Quaquá, que convocou a manifestação, não compareceu, alegando motivo de saúde. A cidade de Maricá é a primeira com mais de 100 mil habitantes a colocar ônibus com tarifa zero Brasil. (foto: Paulo Polônio).

Sobre os ônibus

Dez veículos – equipados com ar condicionado, sensores de portas (somente trafegam com as portas fechadas) e elevadores para deficientes físicos – circularão com intervalos de 20 minutos, das 5h às 22h. No período de menor movimento (22h às 5h), os ônibus funcionarão com intervalos de uma hora. Os pontos de partida serão na Rua Barão de Macaúba, em frente à Escola Municipal João Monteiro, no Recanto, e na Praça de Ponta Negra (Rua São Pedro Apóstolo). Outros três ônibus funcionarão como reserva e quatro encontram-se ainda em linha de montagem no fabricante. Um reboque também foi adquirido e está disponível para utilização. O investimento do município até o momento foi de R$ 4,8 milhões e o custo para manter a Empresa Pública de Transportes será arcado pela Prefeitura Municipal de Maricá através dos impostos e repasses.

Artigos relacionados

3 Comentários

Botão Voltar ao topo