Itaipuaçu

Itaipuaçu: Pontes improvisadas colocam em risco integridade de moradores e turistas

Da redação / João Henrique

Chegou o verão e as praias de Itaipuaçu ficaram cheias. Milhares de moradores e turistas aproveitam as altas temperaturas para se refrescar nas praias oceânicas do distrito de Maricá. O acesso se dá através de pontes, improvisadas ou de concreto, já que o Canal da Costa corta os bairros de Itaipuaçu, do Recanto ao Jardim Atlântico.
Muitas delas estão em estado precário ou já veio abaixo, como é o caso da ponte de pedestres do Recanto de Itaipuaçu, que desabou há mais de um ano e até agora nada foi feito. Outros pontos do canal também estão com pontes improvisadas e colocando a vida de moradores e turistas em risco, como a ponte da Avenida Zumbi dos Palmares (Antiga Avenida Um).

Ponte quebrada na rua 116, no Jardim Atlântico. (foto: Itaipuaçu Site)
Ponte quebrada na rua 116, no Jardim Atlântico. (foto: Itaipuaçu Site)

Uma equipe da TV Record já noticiou o descaso do poder público com moradores de Itaipuaçu que utilizam diariamente as pontes improvisadas de madeira, seja para ir ao trabalho ou realizar qualquer atividade que necessite utilizar o transporte público, mas nada foi feito e as pontos de madeira continuam a servir para a travessia dos moradores, mesmo que coloquem suas vidas em risco.

De acordo com uma nota enviada pela Prefeitura de Maricá na tarde desta segunda-feira (05): “As passarelas para pedestres em Itaipuaçu não foram construídas pela Prefeitura, que também não é a responsável por sua manutenção. Trata-se de obras realizadas sem licença ou acompanhamento técnico especializado, como prevê a legislação.

 A Prefeitura tem um projeto de urbanização para toda a região que prevê a utilização do canal como passagem para pequenas embarcações, o que exigirá obras de dragagem em alargamento em alguns pontos. O projeto contempla também a construção de pontes para veículos e pedestres dentro dos melhores parâmetros de engenharia e de segurança“.​

.

'Ponte' sobre o canal da costa na rua 59, no bairro Jardim Atlântico. (foto: Itaipuaçu Site)
Ponte sobre o canal da costa na rua 59, no bairro Jardim Atlântico. (foto: Itaipuaçu Site)

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo