Notícias de Maricá

Cedae deixa moradores de Maricá sem água

Há mais de dois meses que a água não chega na casa do José Augusto, morador do bairro Jardim Nova Metrópole, próximo ao Centro de Maricá. “Estou comprando carro pipa e saindo no prejuízo pois não utilizo toda a pipa.” Comentou.
Não é só ele que está tendo problemas com o fornecimento de água por parte da Cedae. A Companhia Estadual de Águas e Esgoto tem deixado os moradores de diversos bairros sem água por longos períodos. Com a falta de chuvas, o problema aumenta e até moradores e comerciantes do Centro de Maricá sofrem.
O bairro Mumbuca, vizinho ao centro da cidade, sofre há mais de um mês com a falta d’água. Os bairros de Araçatiba e Guaratiba também agonizam com o problema, que passou a ser de toda a cidade.

O prefeito Quaquá (PT) quer romper o contrato com a Cedae, ele pede a ajuda dos moradores para que isso ocorra. O prefeito indica aos moradores entrarem no Ministério Público pedindo o cancelamento do contrato.
Na postagem em seu perfil pessoal no Facebook, Quaquá pede que os maricaenses denunciem as deficiências na prestação de serviços da Cedae ao Ministério Público Estadual. “Me ajudem a tirar a Cedae e a colocar o Município como responsável pela água e o esgoto, que também está matando nossos rios e lagoas. O governo anterior ao meu, comandado pelos que hoje fazem oposição (referindo-se ao ex-prefeito Ricardo Queiroz, do PMDB), assinaram um contrato dando a concessão por 20 anos à Cedae”, contou o chefe do Executivo.
O prefeito acusa a autarquia de descumprir um plano de metas elaborado em 2008, um conjunto de ações para melhorar a distribuição de água na cidade, mas até hoje, de acordo com ele, nada foi feito. “Peço a todos os moradores que procurem o MP e denunciem o descaso da Cedae com o nosso povo. Isto ajudará para que a Prefeitura anule o contrato de concessão e possa resolver o problema da água e do esgoto em nosso município, porque enquanto estiver com a Cedae, nada posso fazer”, declarou.
Em dezembro passado, Quaquá sancionou a lei que obriga a estatal a fornecer, pelo menos, cinco mil litros de água potável por semana, a ser entregue através de “carro-pipa”, a cada consumidor adimplente atendido pela rede de distribuição de água afetado por interrupção, descontinuidade, irregularidade, inexecução parcial ou total no fornecimento de água. A Prefeitura informou que tem recebido muitas reclamações de moradores sobre fornecimento irregular de água.

Caso a conta esteja chegando sem que você realmente tenha feito o uso da água, o advogado Dr. Alexandre aconselha entrar com um processo pedindo que a empresa seja obrigada a fornecer a água. “Se as contas da Cedae vem todos meses, eles são obrigados a fornecerem a água que esta sendo cobrada na conta. O cliente deve processar a Cedae com Ação de obrigação de fazer pelo não fornecimento da água, pedindo ao juiz que obrigue a Cedae a regularizar o fornecimento da água sob pena de multa diária e também danos morais por ser água um bem indispensável.” Disse.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo