ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Intensa fumaça incomoda moradores e se espalha

Desde o começo do ano os moradores de Itaipuaçu estão sendo obrigados a conviver com uma intensa fumaça, que aumenta durante a noite e pode causar problemas respiratórios.

O ar seco (0mm), contribui para o aumento das queimadas, consequentemente cresce a quantidade de fumaça. “Todas as noites é uma fumaceira danada, que não dá para deixar as janelas abertas, apesar do calor.” Relatou a moradora Cristina Kawka, que reside próximo ao centro comercial do Barroco.

A fumaça tem se espalhado e moradores do Jardim Atlântico, Costa Verde, São Bento da Lagoa, Cajueiros e até do loteamento Manu Manuela, às margens da RJ-106, tem sentido os efeitos das queimadas criminosas. Estão havendo relatos de irritação e dificuldade em respirar durante as noites em Itaipuaçu, distrito de Maricá. As queimadas em torno da Serra da Tiririca formam um nuvem de fumaça em grande parte da cidade, podendo provocar problemas respiratórios.

De acordo com a meteorologia, só a chuva pode amenizar o problema, mas a previsão para os próximos dias é de mais calor pelo menos até a próxima terça-feira (20).

Queimadas intensifica nuvem de fumaça, o que só será amenizado com as chuvas.
Queimadas intensificam nuvem de fumaça, o que só será amenizado com as chuvas.

A asma ou bronquite é a principal vilã do tempo seco. Ela é uma doença inflamatória crônica, ou seja, o pulmão do asmático ou bronquítico já é mais inflamado do que o das pessoas normais. Como o ar chega menos filtrado, sobrecarrega o sistema respiratório, que já não é bom.

As crianças são as mais prejudicadas, pois ainda estão com o sistema respiratório incompleto e essa sobrecarga nos pulmões em desenvolvimento leva ao aparecimento de sintomas respiratórios mais facilmente.

Quais medidas podem ser tomadas para evitar problemas respiratórios com o tempo seco?

* Substituir alimentos fritos pelos assados, que facilitam o processo de digestão, e consumir frutas e verduras ricas em vitamina C.

* Ingestão frequente de líquidos.

* Evitar o acúmulo de poeira. Se a pessoa tiver alergia, é recomendável evitar tapetes e cortinas.

* Evitar vassouras. É melhor usar aspirador e pano úmido.

* Bacias com água melhoram a umidade do ar, assim como o uso de toalhas molhadas no ambiente, mas só durante o dia; à noite não precisa, pois a umidade do ar tende a aumentar no período noturno.

* Soro fisiológico nos olhos e nas narinas evita o ressecamento.

* Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e as 16h e moderar a intensidade; o tempo seco reduz a capacidade do corpo para a prática de atividades físicas.

* Não fumar. Os alérgicos devem evitar locais com fumaça de cigarro.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo