Meio AmbienteNotícias de Maricá

Maricá: Mortandade de peixes afasta banhistas de lagoa na Barra

Toneladas de peixes apareceram mortos na manhã deste sábado (17) na Lagoa da Barra de Maricá, debaixo da ponte Marco Antônio Siqueira. Quem chegava no local e se deparava com a cena rapidamente se retirava e ia até a praia da Barra para se refrescar do forte calor de mais de 38ºC. Não é indicado o banho nas lagoas devido a alta concentração de bactérias.

A causa da mortandade de peixes ainda não foi descoberta, mas, segundo relatos, ela pode ter acontecido pela baixa quantidade de oxigênio presente na água. Isso é causado pelo lançamento de esgoto sem tratamento nos rios, canais e até mesmo nas lagoas do município de Maricá.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) irá colher amostras da água e emitirá um relatório explicando a causa da mortandade, que afastou os banhistas da lagoa.

Em 2012 um caso idêntico ocorreu na Lagoa de Araçatiba. Na época o Inea atribuiu a mortandade a uma combinação de fatores decorrentes do Verão. Segundo a nota, como não chove há quase duas semanas e o calor continua forte, é provável que a temperatura das lagoas esteja mais alta que o normal e isso ocasiona a proliferação excessiva de algas que disputam o oxigênio da água com os peixes.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo