Carnaval 2015Notícias de Maricá

Carnaval 2015: "Bloco Mais Educação" desfila pelas ruas de Maricá com samba sobre sustentabilidade

O bloco de Carnaval formado por alunos das escolas municipais de Maricá, que integram o programa federal Mais Educação, desfilou na tarde de quinta-feira (12.02) pelas principais ruas da cidade, acompanhado por diretoras, professoras, alunos e responsáveis. A concentração ocorreu na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), às 15h30, com saída pela Rua Ribeiro de Almeida, seguindo em direção à Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel. O secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, acompanhado do seu filho Lucas, de dois anos e 10 meses, participou do evento.

(fotos: Fernando Silva)
(fotos: Fernando Silva)

Seis das 16 escolas do município que trabalham com o programa federal ficaram responsáveis pela bateria. Os alunos marcaram forte na percussão, ao som de surdos, tantãs, caixas, agogôs e outros instrumentos musicais. O samba do bloco, criado pela inspetora e professora de Matemática da E.M. João Bezerra, na Barra de Maricá, Ivonete da Rocha Pereira, foi um dos grandes sucessos do desfile. Com foco na sustentabilidade, a música traduz a importância da Educação Ambiental e sua prática. “Reduzir (o consumo supérfluo), reciclar e reaproveitar são os motes do samba. Todo ano criamos um samba para o bloco. Creio que este veio para ficar e conscientizar”, explicou a professora.

Durante o cortejo, a diretora Maria Vanda Timóteo da Silva, da E.M. Darcy Ribeiro, era uma das mais animadas. “Nossa escola foi uma das primeiras a abrigar o ‘Mais Educação’ no município e posso dizer que o ensino tem avançado com o programa, que oferece aulas de música, artes, informática, capoeira e outras como atividades extras. Essas despertam maior interesse no aluno pela escola”, declarou.

(fotos: Fernando Silva)
(fotos: Fernando Silva)

O secretário da pasta, William Campos, enfatizou a importância do programa federal para o município. “Contabilizamos 16 escolas com o programa Mais Educação, que é uma ferramenta importante de apoio ao ensino de tempo integral. Além de despertar interesse por atividades afins, abre mentalidades e cria responsabilidades. É importante para a participação do aluno no meio escolar e para sua futura vida profissional. No ‘Mais Educação’, o aluno aprende brincando e brinca aprendendo”, enfatizou.

A aluna Caroline Aparecido, de 14 anos, da E.M. Darcy Ribeiro, é uma das ritmistas do bloco. De acordo com a estudante do 9º ano, há três anos toca surdo e escolheu o instrumento porque gosta do som que provoca. Sobre o programa, Caroline adianta que se interessou de imediato por música, e que já faz parte da banda da escola. “A música melhorou minha participação nas aulas e nas notas”, concluiu.

(fotos: Fernando Silva)
(fotos: Fernando Silva)
bloco educacao 04
(fotos: Fernando Silva)
bloco educacao 05
(fotos: Fernando Silva)
 
(fotos: Fernando Silva)
(fotos: Fernando Silva)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo