Notícias de Maricá

Maricá: Bombeiros alertam para perigos nas praias

Além do mar apresentar características diferentes de outras cidades, como uma corrente de retorno maior, popularmente conhecido como ‘ressolho’, alguns animais como a água-viva e a Caravela Portuguesa, animal semelhante a uma água-viva pode causar sérios transtornos a banhistas.
Neste sábado (14) de Carnaval, bombeiros encontraram uma caravela-portuguesa na praia de Itaipuaçu, na altura da rua Professor Cardoso de Menezes (Antiga Rua Um).

Animal pode até parecer com uma água-viva. Queimaduras, principalmente em crianças, têm sido registradas.
Animal pode até parecer com uma água-viva. Queimaduras, principalmente em crianças, têm sido registradas.

A caravela-portuguesa é um animal com tentáculos que se parece com a água-viva. Há algum tempo, uma menina se queimou brincando na praia e o Centro de Intoxicações da UFRJ indicou a aplicação de vinagre nas queimaduras, já que a Caravela-Portuguesa, assim como a água-viva, libera uma toxina urticante, que provoca queimaduras e pode causar choque anafilático caso a queimadura não seja tratada.
Vale alertar que passar água doce ou mineral no local da queimadura pode piorar a situação, já que o veneno pode se espalhar e aumentar a área afetada. O ideal nesse caso é procurar orientação médica.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo