EducaçãoNotícias de Maricá

Aldeias indígenas de Maricá ganharão unidades escolares

Por Sérgio Renato
A Prefeitura de Maricá anunciou nesta quarta-feira (04/03) uma nova ação em benefício das comunidades indígenas de São José de Imbassaí e Itaipuaçu. Durante uma reunião entre integrantes do governo municipal e representantes da aldeia Semente, no primeiro bairro, foi anunciado que os dois grupos vão ganhar escolas com ensino e alimentação específicos para eles, com as aulas previstas para começar já no próximo dia 16. O anúncio foi feito uma semana após a ação de atualização de cadastro do programa Bolsa Família, realizada pela Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, na aldeia Sítio do Céu, em Itaipuaçu.

Serão erguidos espaços nas aldeias para realização das aulas. (foto: Fernando Silva)
Serão erguidos espaços nas aldeias para realização das aulas. (foto: Fernando Silva)

O encontro foi comandado pelo secretário adjunto de Educação, William Campos, que foi à aldeia levando parte da equipe responsável pela nova unidade escolar. Nas duas comunidades, serão erguidos espaços onde as aulas serão realizadas. Enquanto isso não ocorre, os encontros serão ministrados em locais provisórios nas aldeias. Cada unidade terá professores especializados na língua tupi-guarani e nos costumes indígenas, além de merendeiras que vão preparar pratos baseados no cardápio local.

O secretário de Educação William Campos destacou que o objetivo é investir na educação inclusiva. (foto: Fernando Silva)
O secretário de Educação William Campos destacou que o objetivo é investir na educação inclusiva. (foto: Fernando Silva)

“Nosso propósito é a educação inclusiva. Nós acreditamos que o Brasil foi tomado dos índios, que são os verdadeiros donos da terra e, por isso, temos que incluí-los em tudo que promovemos à população, é nossa obrigação”, frisou Campos, que estava acompanhado do secretário adjuntos de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Almeida. “Como negro, sei que os índios sofreram e sofrem tanto quanto nós já sofremos e, por isso, me sinto honrado de estar com vocês e à disposição para quaisquer demandas”, garantiu ele.

Em São José de Imbassaí, a unidade terá a direção de Cristiane Bittencourt, que afirmou estar bastante motivada para este novo desafio. “Será uma nova etapa pessoal e profissional para mim. Me apaixonei por essa causa e estou movida a muita vontade, até porque creio que essa união é enriquecedora e que temos de oferecer uma boa comunicação a eles”, avaliou a diretora.

A comunidade expressou sua gratidão ao governo através de seus representantes. “Sempre buscamos melhorias para nós, mas essa escola é algo que o governo está nos dando e que será muito bom para todos aqui”, disse Jurema Nunes de Oliveira, que falou logo depois de outro líder indígena, Miguel Rogério Veramini. “Mesmo devagar, estamos vendo as coisas acontecerem aqui e ficamos muito felizes e agradecidos por isso”, afirmou ele. Ao final da reunião, crianças e mulheres da aldeia fizeram uma apresentação de dança para o grupo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. prefeitura vai comprar terreno para os indios de itaipuaçu que estão na morada das aguia

Botão Voltar ao topo