Notícias de Maricá

Como anda a sua memória?

Por Janete Mendonça
Vou fazer algumas perguntas, sendo que fique atendo e responda a si mesmo com sinceridade se das perguntas que serão feitas. Se a maioria for respondida com um ‘Sim’, está na hora de procurar orientação profissional.

1 – Esquece objetos com facilidade como exemplo chaves?
2 – Tem se esforçado para lembrar datas, o dia da semana e em que mês esta?
3 – Tem acontecido com certa frequência dar inicio a um assunto ou pensar em falar algo e esquecer?
4 – Ja aconteceu de guardar algo em algum lugar e depois não lembrar onde guardou?
5 -Ja aconteceu de esquecer um compromisso marcado?

Bom, eu poderia continuar fazendo perguntas, porém, penso que essas já são suficientes para que você pare um momento para dar atenção a algo tão importante que tem passado despercebido para a maior parte das pessoas e é alarmante e assustador os problemas relacionados a memória, que devido nosso corre-corre, e agitação chega de forma silenciosa e sutil, como se fosse normal e quando vamos ver ja temos perdas relevantes
O Cerébro e um órgão que tem uma plasticidade e é o órgão responsável por tudo que e relacionado à aprendizagem.
info-memoriaO Sistema Nervoso pode ser dividido em Sistema Nervoso Central e Periférico. No Sistema Nervoso Central temos o Encéfalo que recebe os estímulos dos órgãos dos sentidos, controla a musculatura esquelética voluntaria e e responsável pela memória e inteligência, o Cerebelo contra os movimentos e o equilíbrio do corpo, o Bulbo regula os batimentos cardíacos e a respiração.
Mas o que é Aprender? Sé existe Aprendizagem quando há uma mudança de comportamento?
Posso destacar cinco causas de Problemas na Aprendizagem (PA) .1 – Causas Orgânicas, 2 – Causas Socioculturais, 3 – Causas emocionais, 4 – Causas Intelectuais e 5 – Causas Dispedagógicas.

O que sao Rotas Funcionais? Sao os caminhos a dinâmica das estruturas mentais como o cérebro de cada sujeito organiza os elementos mentais necessários a Aprendizagem por exemplo: A MEMÓRIA e a PERCEPÇÃO VISUAL. De um modo geral as Funções Mentais se distribuem em dez blocos/estruturas mentais e sua Dinâmica 1- Funções Motoras; 2 – Linguagem Receptiva; 3 – Linguagem Expressiva; 4 – Memória; 5 – Processos Intelectuais; 6 – Habilidades Aritméticas, 7 – Organização Acústico Motor; 8 – Funções Visuais; 9 – Leitura e Escrita e 10 – Funções Cinestésicas.

Janete Mendonça é pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional (REG 952747 DEMEC/RJ) e realiza o Espaço da Memória. Para agendar uma horário com a profissional basta entrar em contato pelo telefone: (21) 995512507

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo