Notícias de Maricá

Ministério Público Estadual pede suspensão de ônibus gratuito em Maricá

Um dos ‘responsáveis’ por tornar inconstitucional a Lei Municipal que permitia a instalação do ‘Porto de Jaconé’, o advogado Manuel Ramos Moura, fez uma ação popular e enviou para o Ministério Público Estadual (MP-RJ), que deu parecer favorável e já encaminhou para a Comarca de Maricá, para que as atividades da Empresa Pública de Transportes (EPT), criada no final do ano passado e que substitui a MTP (Maricá Transportes Público), sejam suspensas e que deixe de transportar os moradores da cidade sem cobrar passagem.
O advogado informou na ação que encontrou diversas irregularidades nas contratações e no funcionamento da autarquia municipal responsável pela Empresa Pública de Transporte.

A prefeitura de Maricá criou a autarquia através da Lei Complementar nº 244 de 11 de setembro de 2014, alegando atender a “interesse público excepcional”, mas segundo o promotor de Justiça Leonardo Cuña de Souza, “o chefe do executivo municipal na verdade planeja a prestação direita e gratuita do serviço de transporte coletivo há tanto tempo, que falar de excepcionalidade gerada por circunstâncias temporárias beira a ficção cientifica”.

Com parecer favorável às demandas da ação popular, pede então a liminar para suspender todas as portarias, atos administrativos que importem na contratação temporária ou direta de profissionais para exercícios de funções dentro da EPT, sob pena de multa diária de R$ 10 mil por dia de descumprimento, e que sejam condenados pessoalmente o prefeito municipal e o diretor presidente da EPT ao pagamento de multa diária no valor de R$ 10 mil caso não cumpram as obrigações. O juiz de direito da Comarca de Maricá poderá deferir o pedido nos próximos 15 dias.

Com informações: Jornal Barão de Inohan

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Posso imaginar que grande parte dos que estão a favor do advogado são pessoas que andam de carro por Maricá e não dependem de transporte publico nem os senhores nem seus filhos… Eu acho que ninguém é obrigado a gostar do prefeito, mais dai querer prejudicar a população por isso já é demais…
    utilizo o ônibus gratuito desde que foram inaugurados… o que me é uma mão na roda… pois tenho que estar toda semana em marica para tratamento médico…
    Pergunte a população que utiliza os ônibus se estão sendo prejudicados em algo… creio que ñ. A única prejudicada está sendo a Amparo e as vans… então creio que isso me dá base para imaginar para quem é verdadeiramente a lealdade deste advogado que com certeza ñ é o povo… Até quando serão os interesses dos burguesess a serem atendidos e não da população? Isso me revolta e me enoja.

Botão Voltar ao topo