CulturaNotícias de Maricá

Maricá: Moradores aguardam inauguração de cinema público há mais de dois anos

Com o custo estimado em mais de R$ 1.000.000 de reais (Um Milhão de Reais) e mais R$ 855 mil para a execução de serviços de complementação das obras do prédio, a construção do Centro Cultural Henfil já está pronta e, segundo a Prefeitura de Maricá, só aguardam o processo de licitação da empresa que irá administrar o local, que tinha a inauguração prevista para setembro de 2012.

Naquele ano, o prefeito de Maricá estudava fazer uma exposição do acervo do cartunista, jornalista e cineasta Henfil, que dá nome ao ‘cinema’, para o dia da inauguração. “Ele foi uma figura emblemática do Brasil com atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra a ditadura e pelas Diretas Já. Agora terá seu nome marcado também na história de Maricá”, destacou Quaquá.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, as obras já estão prontas. (fotos: João Henrique / Maricá Info)
De acordo com a Prefeitura de Maricá, as obras já estão prontas. (fotos: João Henrique / Maricá Info)

De acordo com o site da Prefeitura de Maricá, a sala de cinema, com 180 lugares, terá um telão retrátil e vai funcionar como espaço reversível, adaptado para receber peças de teatro. O local também terá camarins e banheiros e será administrado, inicialmente, pela secretaria de Cultura. Já licitada, a construção será iniciada na primeira quinzena de abril, pela secretaria municipal de Obras.

O Centro Público de Cultura Henfil é uma homenagem da prefeitura ao grande cartunista, jornalista e cineasta Henfil, que morreu em 1988. Além do cinema, o espaço terá duas galerias de arte e um ambiente com livraria, bistrô e cafeteria. Ao todo, serão 2.239 metros quadrados de cultura e diversão para os moradores e visitantes de Maricá.

Projeto inicial, ainda com as colunas gregas, patrimônio do município que foi destruído pela construtora.
Projeto inicial, ainda com as colunas gregas, patrimônio do município que foi destruído pela construtora.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo