EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Alunos são reprimidos ao tentar fazer protesto por melhorias na educação

Inconformados com a Secretaria Estadual de Educação, os alunos do Colégio Estadual Elisiário Matta, situado no Centro de Maricá, foram ‘impedidos’ de realizar o protesto marcado para esta terça-feira (14). Ao ter conhecimento do ato, a direção da instituição chamou a Polícia Militar, que colocou uma viatura na quadra para não haver nenhum ato de vandalismo.
O movimento, intitulado ‘Eu Luto Pela Educação’, tem objetivo de lutar pela melhoria da educação pública nas escolas estaduais da cidade, que vem sendo maltratadas pela falta de repasses de verba, falta de fiscalização e de gerência. Os alunos do Elisiário Matta reclamam constantemente da falta de professores, cerceamento de espaços pedagógicos, falta de higiene nos banheiros e da precariedade em que se encontra as instalações do colégio. No Colégio Estadual Domício da Gama, a direção ameaçou dar nota zero para qualquer aluno que boicotar a prova do Saerj.

Movimento intitulado 'Eu Luto Pela Educação' convocou alunos a irem vestidos de preto em protesto. (foto: Divulgação / Eu Luto Pela Educação)
Movimento intitulado ‘Eu Luto Pela Educação’ convocou alunos a irem vestidos de preto em protesto. (foto: Divulgação / Eu Luto Pela Educação)

Agora, os alunos planejam um boicote à proja do SAERJ (Sistema de Avaliação da Educação do Estado Rio de Janeiro), chamada de SAERJINHO. Na página do evento do movimento, mais de 1,5 mil pessoas foram convidadas. Na descrição há todos os objetivos e passos que os participam devem seguir, confira:

“1- Este movimento NÃO SERÁ contra os colégios, nem a direção deles;

2- Os alunos deverão fazer suas provas com plena consciência , pois, a maioria dos professores pontuam em sua respectiva matéria. No caderno da prova há um local para se pôr a resposta, por onde os professores corrigem e pontuam. O que será feito é , NENHUM ALUNO DEVERÁ PREENCHER O CARTÃO RESPOSTA. O cartão resposta é enviado a SEEDUC, e é isso que queremos atingir. Porém, devem ter a assinatura de cada aluno nos cartões resposta, para provarmos que estivemos presentes na data da prova;

3- Após o termino da prova , os alunos deverão permanecer em seu colégio. Onde, nenhum aluno irá para a sala de aula , se houver aula;

4- Pelo fato de estarmos em luto pela educação que estamos tendo, os alunos que forem fazer parte do protesto devem ir ou levar BLUSAS PRETAS.

5- Só será considerado participante do protesto aquele que, permanecer em seu colégio. Pois é um MOVIMENTO ESTUDANTIL , ou seja, feita por alunos , assim, só acontece em seu respectivo colégio;

6- Na hora que houver o protesto , alunos e professores poderão expor suas ideias e fala sobre.

REGRAS :

1- NÃO SERÁ PERMITIDO LIDERANÇA DE PROFESSORES OU QUALQUER PESSOA QUE COMPONHA O CORPO DOCENTE , COMO JÁ FOI DITO, É UM MOVIMENTO ESTUDANTIL;

2- DURANTE O PROTESTO NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DE PALAVRÕES , GRITOS, BADERNAS , CONFLITOS ETC;

3- SÓ SERÁ CONSIDERADO PARTICIPANTE DO MOVIMENTO OS ALUNOS QUE PERMANECEREM EM SEU RESPECTIVO COLÉGIO. É UM MOVIMENTO QUE SERÁ FEITO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. SE SAÍREM , NÃO SERÃO CONSIDERADOS INTEGRANTES.

OBS : O MOVIMENTO FOI CRIADO POR INICIATIVA DE ALUNOS DAS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO.”

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo