Notícias de Maricá

Prefeitura de Maricá esclarece dúvidas e agricultores fornecerão itens para merenda escolar em Maricá

A Prefeitura realizou nesta segunda-feira (11/05) uma reunião com agricultores familiares de Maricá autorizados a fornecer alimentos para a merenda escolar da rede municipal de ensino. Os produtos disponíveis foram cadastrados e a Secretaria Municipal Adjunta de Pesca, Agricultura e Pecuária incluirá os itens na Chamada Pública da Secretaria Municipal Adjunta de Educação, que inscreve os alimentos até dia 18 de maio. Dos 20 itens (frutas, legumes, verduras e peixes) solicitados, 15 sairão da produção local.

Os agricultores de Maricá fornecerão banana, aipim, cheiro-verde, tomate, limão, laranja, couve, couve-flor, tangerina, repolho, espinafre, chuchu, inhame, batata doce e abobora. “Daremos prioridade aos produtores locais. Se o agricultor não tiver 100% do item solicitado, ele vende a quantidade que puder e o restante compraremos de outros lugares”, explica o secretário adjunto Rubem Pereira. “Aproveitaremos a produção local para a merenda escolar e eles venderão os produtos pelo valor de mercado, sem intermediários. Essa é uma valorização da agricultura familiar”, completou.

O fato de comercializar os alimentos sem interferência dos atravessadores foi comemorado pelo agricultor de Itaipuaçu, Liberino Monteiro dos Santos, conhecido como Nitinho, de 62 anos. “Agora vamos vender direto e o lucro será todo nosso”, festejou o produtor, acrescentando que uma caixa de tomate com 20 kg custa R$ 60 e os atravessadores pagam a metade deste valor. “Depois eles vendem por até R$ 120. É muito desleal. A gente trabalha e eles é que lucram. Agora isso acabou com este projeto da Prefeitura”, concluiu.

Para vender alimentos para a merenda escolar, os agricultores precisam ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento emitido pelo Emater. Em Maricá, mais de 30 agricultores e pescadores adquiriram o documento, por intervenção da Secretaria Municipal Adjunta de Pesca, Agricultura e Pecuária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo