Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Saúde faz balanço da Semana pela Doação de Leite Humano

A Semana da Mobilização pela Doação de Leite Humano em Maricá, realizada de 18 a 22 de maio, alcançou a meta prevista pela Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, responsável pela iniciativa: aumentar o número de doadoras de leite materno e orientar as mulheres sobre a importância do alimento para os recém-nascidos.

De acordo com a responsável técnica da Sala de Amamentação, Suzane Agrizzi Muniz, a Sala de Amamentação conseguiu 19 doadoras de leite humano. “Nosso maior objetivo é aumentar o número de doadoras e a quantidade de leite coletado, que é distribuído para recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em UTI neonatal”, disse. “Foi uma excelente oportunidade para divulgar a importância do leite materno e da doação de leite humano. Com isso as mães entendem melhor que seus filhos crescem mais saudáveis e podem salvar vidas doando seu leite”, completou Suzane, ressaltando que durante a campanha foram orientadas cerca de 150 pessoas, entre elas gestantes, nutrizes (quem amamenta), usuárias dos postos, e profissionais de saúde.

Durante a campanha, a equipe da Sala de Amamentação de Maricá distribuiu material informativo, fez rodas de conversa e palestras para a conscientização da doação do leite materno humano. Foram abordados temas diversos, tais como a importância da amamentação; anatomia e fisiologia da mama; não uso de chupetas e mamadeiras; a importância da doação de leite e captação de doadoras, e como ordenhar e armazenar o leite materno em casa. Houve também a exposição de cartazes e a distribuição de material informativo.

Segundo a coordenadora do programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Maria Magdalena Kelly, o leite materno é um alimento fundamental para o desenvolvimento da criança, pois possui todos os nutrientes necessários, além de ser rico em vitaminas, combater infecções, doenças e alergias. “Amamentar é um ato de amor que aproxima mãe e filho. Essa doação feita pelas mulheres de Maricá será encaminhada para o banco de leite, que fica no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói”, explicou.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, reforçou que o maior objetivo é fortalecer e aumentar a captação de leite materno. “Estamos descentralizando as ações nas unidades de saúde dentro do fortalecimento da Atenção Básica e do programa”.

Como doar

Quem quiser ser doadora de leite materno humano precisa ir à Sala de Amamentação, que funciona no Posto Central, à Rua Clímaco Pereira, 375, Centro. Lá receberá todas as orientações. O atendimento é de segunda à sexta feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 2637-3395.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo